Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mais lidas

30 Junho 2023 | Renata Vomero

Cinema e indústria brasileiros são protagonistas de junho no Portal Exibidor

Com o fim do mês, confira as dez notícias mais lidas do período em nosso site

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O mês de junho chega ao fim e com ele o momento de retomarmos algumas das notícias que ganharam maior destaque entre vocês, nossos leitores. Neste período, em que, inclusive, foi celebrado o Dia do Cinema Brasileiro, no qual fizemos uma programação especial durante toda a semana, as análises e notícias voltadas para a produção nacional e a nossa indústria receberam atenção especial.

Publicidade fechar X

Não só tratando-se de nossos resultados em bilheterias, como foi o caso da análise registrando Desapega como o filme brasileiro mais assistido do ano até o momento, mas também de nossa cobertura do 14º Show de Inverno, que aconteceu entre 31 de maio e 1 de junho, em Campos do Jordão, São Paulo.

O evento reuniu os players brasileiros e estrangeiros que atuam no país e que apresentaram suas novidades para os próximos meses, tendo como destaque justamente seus lançamentos brasileiros ou até homenagens para exibidores locais.

Entre os destaques também estão o papel atual da Netflix no mercado, com impacto de sua nova medida de custo extra no compartilhamento de senhas. Já nas bilheterias, quem brilhou foi Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony), que não só superou seu antecessor, como liderou as bilheterias mesmo frente a uma forte concorrência.

 

Leia e releia as dez notícias mais acessadas de junho:

Nova política de compartilhamento de senha leva Netflix ao Procon, mas surpreende nos EUA

Para quem esperava que fosse ser um completo fracasso a nova política de compartilhamento de senhas da Netflix, uma surpresa veio à tona nesta semana. Enquanto no Brasil a plataforma está enfrentando o Procon (órgão voltado à defesa do consumidor) em diversos estados, na América do Norte a estratégia tem funcionado melhor do que as expectativas.

 

Cinemark anuncia Club BLACK, novo programa de fidelidade com foco em experiência premium

A rede exibidora Cinemark anunciou a chegada de seu mais novo programa de fidelidade, o Cinemark Club BLACK. Por R$ 35,90 mensais, os assinantes têm direito a dois ingressos por mês nas salas 3D ou XD, válidos para qualquer horário e dia da semana, além de outras vantagens, como um combo médio (pipoca e refrigerante) no mês de aniversário do cliente, até 20% de desconto em snacks selecionados e brindes exclusivos.

14º Show de Inverno é concluído com ótimas apostas e promessa de retorno do cinema nacional

14º Show de Inverno marcou o reaquecimento da indústria, reunindo profissionais e executivos para conferirem as apostas, nacionais e internacionais, de alguns dos principais players da atualidade: Warner, Disney, Vitrine Filmes e Manequim Filmes, Universal, Paris Filmes, Downtown Filmes, Paramount, O2 Play, Imagem Filmes, H2O Films, Diamond Films, Elo Studios e Sony.

JK Iguatemi confirma 9ª edição do Cine Vista, evento de cinema VIP Open Air

Com o objetivo de oferecer uma experiência única de cinema VIP Open Air, o JK Iguatemi e o Cartão XP Visa Infinite anunciaram a 9º edição do Cine Vista. O evento aconteceu entre os dias  21 e 25 de junho no Terraço JK, em São Paulo, e iniciou sua programação com a pré-estreia do filme O Portal Secreto (Imagem Filmes).

 

Bruno Wainer prepara o lançamento de Aquarius, streaming focado em saúde e bem-estar

Bruno Wainer, sócio e CEO da Downtown Filmes, lançou, no meio de junho, Aquarius, a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada a produções sobre o bem-estar e a saúde do corpo, da mente, das sociedades e do meio ambiente. Além do catálogo já disponível, Aquarius entrou no mercado com um lançamento exclusivo, disponível aos assinantes a partir do dia 29 de junho: o documentário autobiográfico "Eu", estreia de Ludmila Dayer na direção de longas-metragens e que retrata o processo de autoconhecimento e recuperação da atriz, diagnosticada recentemente com a síndrome do pânico e o vírus Epstein-Barr.

 

Universal homenageia exibidores e prepara lançamentos de diferentes gêneros até o final de 2023

A Universal começou o ano de 2023 com tudo, emplacando sucessos de diversos gêneros, como Gato de Botas 2, M3gan, Super Mario e Velozes e Furiosos 10. E o melhor de tudo é que esse foi apenas o começo de um vasto line-up que a distribuidora está programando para o resto do ano, como demonstrou em sua apresentação no Show de Inverno. Diferente do habitual, a Universal preparou um material que simultaneamente deu reconhecimento àqueles que são seus maiores parceiros na indústria: os exibidores. A apresentação foi dividida em blocos com gêneros cinematográficos, mas com homenagens a diversos cinemas, especialmente os de rua e que estão fora dos principais eixos comerciais.

 

"Desapega" é o filme brasileiro de 2023 mais assistido nos cinemas até o momento

A Ancine anunciou no Dia do Cinema Brasileiro (19 de junho), o lançamento, no site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), o novo painel interativo “Indicadores do Mercado de Exibição”, que permite acompanhar importantes números do setor de exibição cinematográfica no Brasil. Aproveitando a novidade, o Portal Exibidor, também em semana especial em homenagem ao Cinema Brasileiro, recolheu os dados referentes aos nossos filmes lançados neste ano, como, por exemplo, de que "Desapega" foi o título mais assistido nos cinemas até o momento. Por outro lado, o painel evidencia a dificuldade do cinema nacional de reencontrar seu público.

 

"Homem-Aranha" lidera a bilheteria no Brasil e "Transformers" é o destaque nos cenários doméstico e global

Nos dois primeiros fins de semana em cartaz, "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (Sony) foi o filme com mais ingressos vendidos no território nacional: mais de 800 mil pessoas prestigiaram a produção nas telonas. Inclusive, no período, a animação ultrapassou a bilheteria de seu antecessor. Já na América do Norte e no mundo, a estreia de "Transformers: O Despertar das Feras" (Paramount) quem liderou as arrecadações.

 

Paris Filmes e Downtown celebram parceria e apresentam robusto line-up para os próximos anos

A Paris Filmes e a Downtown Filmes foram as responsáveis por fechar as apresentações do primeiro dia da 14ª edição do Show de Inverno. A apresentação do line-up internacionals da Paris foi realizada pelo CEO Marcio Fraccaroli, já com a Downtown (DT), da programação nacional, foi feita por Fraccaroli e o diretor da DT Bruno Wainer. Ambas as apresentações foram feitas separadas.

 

Pela primeira vez, Universal abre resultados financeiros para lançamentos em PVOD

Em julho de 2020, quando a indústria de cinema enfrentava o auge de uma das maiores crises de sua história, os players viviam em meio a incertezas e buscavam os caminhos para se manterem lucrativos e relevantes. Entre as primeiras medidas neste sentido foi a da Universal, que optou por lançar os filmes nos cinemas (os que estavam abertos) e na sequência disponibilizá-los em PVOD (Premium Video on Demand), a janela dependeria do resultado de abertura. Após quase três anos desde que este sistema foi adotado (e segue vigente), a Universal abriu, pela primeira vez, os resultados deste modelo, no período a major arrecadou US$1 bilhão com as vendas destes alugueis e compras mais encarecidas.

 

Compartilhe:

  • 1 medalha