23 Maio 2023 | Renata Vomero
ICE Capital e cineasta Hermano Moreira fazem parceria para captação de investimentos em filme
Longa "Chama o Gerente" está em primeira fase de captação para desenvolvimento de roteiro e pré-produção
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A ICE Capital, empresa com foco na atração de investimentos por meio de crowdfunding para cinema, está com um novo projeto cinematográfico com rodada aberta para captação de recursos. Desta vez, os financiamentos serão para a produção do longa Chama o Gerente, dirigido por Hermano Moreira e produzido pela Manilha.
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Depois de projetos bem-sucedidos no ano passado, colocando em prática a abertura de diversas rodadas de captação para cada fase de produção, agora a ideia é fazer o mesmo com o longa de Hermano Moreira, portanto, a produção está agora em busca de investimentos para o desenvolvimento de roteiro, de Bruno Bloch, e pré-produção.
Para tal, Hermano Moreira filmou um teaser do que será o filme, tornando o projeto muito mais palpável para os interessados em apoiar. O longa se passa em um hotel de Lisboa (Hotel Roma) e é centrado na figura de Catarina, gerente do estabelecimento e interpretada pela renomada atriz portuguesa, Anabela Moreira.
A história se passa em um único dia e mostra a gerente lutando para se manter na vaga após a venda do hotel para uma nova empresa ao mesmo tempo que precisa lidar com a nova equipe inexperiente e as excentricidades dos hospedes.
“Queríamos falar sobre equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e é algo extremo na hotelaria, porque exige muito da pessoa, quase sem folga. Ficamos pensando nisso, no quanto era saudável e o quanto não era. Essa foi a premissa que deu origem à história, e aí chegamos na Catarina, a gerente, que não tem uma vida, a vida é viver para o trabalho, esse é o conflito dela. É basicamente isso, ela lutando por algo que é sagrado para ela. No processo ela vai ser obrigada a encontrar fantasmas do passado, que explique quem ela é”, contou o roteirista Bruno Bloch.
O filme se trata, portanto, de uma dramédia trazendo situações humoradas e engraçadas, mas tendo como principal pano de fundo justamente essa discussão entre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o quão difícil e penoso pode ser para a pessoa focar tanto assim no trabalho. Uma pegada que, definitivamente, deve agradar ao público e, claro, aos investidores.
Para dar vida a esse enredo, Hermano tomou a decisão de filmar tudo como se fosse em um grande plano sequência, contando a história de um único dia na vida de Catarina.
“Achei fundamental passar isso para o espectador porque dá urgência da correria do que é a rotina”, contou o cineasta, que teve com inspirações para o filme sucessos como Birdman e as séries The White Lotus e Barry.
O longa deve ser filmado no início do ano que vem e terá 90 minutos de duração. Esta primeira fase de captação, para o desenvolvimento do roteiro e pré-produção, tem como meta alcançar o apoio de R$80 mil a R$110 mil até o dia 2 de junho. Até o momento o projeto já alcançou quase 30% desse objetivo e pode ser prorrogado. Os detalhes estão no site da ICE Capital.
“O que a gente está fazendo aqui com o Hermano é trazer para a lógica do cinema algo que já é difundido no mundo imobiliário, o que a gente está fazendo agora é como aquele cara que está investindo no imóvel na planta, ele olha para o projeto final, como ele vai ficar e vendo o que vai agregar para ele, no cinema tem tudo isso, tem um retorno que é algo além do financeiro, ele só vai investir no cinema e não em outro setor. O que vira essa chave é justamente essa conexão com o projeto, e aqui a gente tem um projeto forte por isso”, contou William Koga, co-fundador da ICE Capital.
E a força deste projeto está justamente no próprio nome de Hermano Moreira, cineasta já reconhecido com outros projetos na cinematografia, além do fato de já ter um teaser filmado, o que não é comum, mas oferece ao investidor a possibilidade de visualizar o que o filme será, dando maior tangibilidade para o financiamento.
Além disso, o próprio cineasta está trabalhando ativamente pensando em uma série de recompensas para os apoiadores, como nome nos créditos finais a partir de uma faixa de investimento, ou nos créditos iniciais em outra faixa. Haverá também a possibilidade de visita ao set de filmagens, hospedagem no hotel em que o filme será filmado, entre outros.
“É um filme totalmente comercial, não é uma comédia escrachada e não é apelativo, mas é um filme de identificação, não vai uma pessoa que não vai se identificar. O que gera interesse para o público é essa identificação”, explicou o cineasta sobre o projeto e seu apelo comercial.
Aliás, ainda não há a ideia de onde o filme será exibido, embora haja expectativa de que chegue aos cinemas, mas também pensando na cauda longa da produção no digital e home entertainment.
“Quero que o filme seja visto ao máximo em todas as mídias possíveis, tudo o que puder acontecer, hoje é difícil cravar. Acho que podemos fazer bilheteria em Portugal, no Brasil e até na Europa”, concluiu o cineasta.
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