30 Março 2023 | Yuri Codogno
Sem um grande blockbuster, semana abre espaço para dez lançamentos com propostas interessantes e diferentes
Apesar disso, o grande destaque deve ser "O Urso do Pó Branco", que traz o plot mais inusitado do ano até agora
Compartilhe:
Depois de quatro semanas consecutivas com um grande blockbuster entrando em cartaz, a atual cine-semana traz dez filmes que possuem propostas bem diferentes entre si. Apesar de não ter nenhuma grande produção, a tendência, entretanto, é que tais lançamentos também possam fazer bons números, visto que há filmes para todos os públicos. Mesmo assim, ainda há um grande destaque…
Publicidade fechar X
Possivelmente o lançamento mais intrigante do ano, O Urso do Pó Branco (Universal) é inspirado em uma história real de 1985 que une avião de um traficante de drogas, um lote de cocaína perdido e o urso negro que a comeu. No plot, um grupo de pessoas em uma floresta da Geórgia se depara com um urso de 220 quilos que ingeriu uma quantidade absurda de cocaína. Literalmente é um filme que podemos esperar de tudo um pouco.
Ainda na linha do suspense, temos o thriller Sombras de um Crime (Diamond Films). Aqui, um detetive particular é contratado para encontrar o ex-amante da herdeira de uma estrela de Hollywood. A investigação do desaparecimento, porém, dá início a uma série de reviravoltas mortais envolvendo a elite da indústria cinematográfica do final da década de 1930. O elenco conta com o incansável Liam Neeson (Batman Begins e A Lista de Schindler), além de Diane Kruger (Bastardos Inglórios e Tróia), Ian Hart (Harry Potter) e Daniela Melchior (O Esquadrão Suicida).
Indo para o terror, temos o espanhol A Primeira Comunhão (Paris FIlmes), que se passa no final dos anos 1980 e nos apresenta duas amigas que vão para uma casa noturna e, na volta, a caminho de casa, se deparam com uma menina segurando uma boneca e vestida para sua primeira comunhão. Não sei vocês, mas definitivamente eu não pararia para ajudar.
A cine-semana também tem estreia para os fãs de animes: Demon Slayer: to the Swordsmith Village (Cinecolor FIlms). O desenho retorna às telonas para apresentar o início do Arco da Vila dos Ferreiros com um corte especial, revivendo confrontos épicos e remasterizados em 4K. Destacando aqui que não se trata de um longa-metragem, mas sim dos dois episódios finais da segunda temporada e o primeiro da terceira temporada do anime.
O Brasil também estreia bons filmes nesta semana, começando pelo vencedor do festival de gramado Noites Alienígenas (Vitrine Filmes). Na trama, que se passa em Rio Branco, três amigos de infância encaram a chegada do crime organizado de São Paulo e precisam optar por qual caminho seguir. O Portal Exibidor teve a oportunidade de conversar com o diretor Sérgio de Carvalho e com a produtora Karla Martins, que falaram sobre o mercado de cinema do Norte e também das expectativas do longa no circuito comercial.
O documentário Um Samurai em São Paulo (Elo Studios) também é outra novidade nacional e conta a história do japonês Taketo Okuda, um dos mais importantes mestres de Karatê e professor da arte marcial no Brasil. A narrativa é contada pela perspectiva de Débora Mamber, diretora do doc, aluna de Okuda e neta de sobreviventes do holocausto. O Portal Exibidor também conversou com Débora, que comentou sobre o projeto e a estreia do filme.
Outro documentário brasileiro que entra em cartaz hoje é Memória Sufocada (Embaúba Filmes). Sendo o primeiro filme gravado dentro do DOI-CODI, o longa fala do Coronel Ustra, o único militar condenado como torturador durante a ditadura e que foi constantemente homenageado pelo ex-presidente Bolsonaro (2018-2022). O filme busca revelar a verdade oculta, assim como usar o passado para não se reproduzir os mesmos erros no futuro. Também entrevistamos o diretor Gabriel Di Giacomo e a matéria você poderá conferir amanhã aqui no site.
Na Europa, a França também traz duas estreias na semana. Começando por Os Cinco Diabos (O2 Play), um drama que traz uma garotinha que tem um dom mágico: pode reproduzir qualquer perfume e guardar em frascos identificados. O elenco conta com Adèle Exarchopoulos (Azul é a Cor Mais Quente) e Daphné Patakia (Benedetta). A Garota Radiante (Pandora Filmes), por sua vez, apresenta uma jovem judia de 19 anos cheia de energia que deseja ser atriz e viver a vida com despreocupação, mas ela não sabe que seus dias podem estar contados.
Por fim, uma coprodução entre Rússia, França e Suíça: A Esposa de Tchaikovsky (Imovision). Antonina Miliukova é uma jovem aristocrata que poderia ter tudo o que quisesse, no entanto, seu único desejo é se casar com Pyotr Tchaikovsky.
Compartilhe:
- 1 medalha