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17 Março 2023 | Renata Vomero

Cinemas registram crescimento de 82% de público no Brasil em 2022

Ancine divulga panorama geral dos números do ano passado

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(Foto: Divulgação)

A Ancine divulgou, por meio do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), os dados consolidados do desempenho do mercado cinematográfico no Brasil em 2022. Entre os resultados, aparecem indicativos otimistas de recuperação, tanto de público e renda, quanto do próprio parque exibidor.

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O público total foi de 95,1 milhões, o que representa um crescimento de 82% com relação a 2021, enquanto a renda total foi de R$ 1,8 bilhão, um aumento de 98,8%. Já o parque exibidor encerrou 2022 com 3.401 salas abertas – um crescimento de 4,1% em relação a 2021, chegando a um patamar bem próximo ao de 2019 (3.507 salas), ano recorde para a indústria.

Já que estamos comparando com 2019, último ano antes da pandemia, neste caso, os valores ainda estão abaixo daquele momento. Os indicativos  de 2022 representam uma queda de 46,5% no público total e de 35,4% na renda total.

Acompanhando esse cenário, em 2022, o market share dos filmes brasileiros também foi abaixo da média histórica. No entanto, em comparação ao ano de 2021, em que a participação brasileira atingiu apenas 1,8% da bilheteria, o ano de 2022 apresentou uma evolução de 133% no market share, alcançando uma participação relativa de 4,2% do público e 3,9% da renda.

Os cinco filmes brasileiros de maior sucesso em 2022 tiveram um desempenho similar, com o público oscilando entre cerca de 390 mil e 540 mil. São eles: Turma da Mônica: Lições, Tô Ryca! 2, Detetives do Prédio Azul 3, Medida Provisória e Eduardo & Mônica.

Como de costume, os blockbusters foram os queridinhos dos brasileiros, destacando-se: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (público de 8,3 milhões); Minions 2: A Origem de Gru (6,9 milhões); e Avatar: “O Caminho da Água (6,7 milhões).

Em dados gerais, foram exibidos 652 longas-metragens nas salas de cinema, 244 brasileiros e 408 estrangeiros; foram lançados 385 longas-metragens, sendo173 brasileiros e 212 estrangeiros. Além disso, sete filmes tiveram lançamento em mais de 2 mil salas – em 2021, foram apenas dois. As distribuidoras Warner e Disney ocuparam o topo do ranking de público das distribuidoras, com mais de 30 milhões de público acumulado cada uma. Considerando  apenas a distribuição de filmes brasileiros, a protagonista foi a Downtown, com um público acumulado de 1,4 milhão (e renda de R$ 24,3 milhões).

O levantamento, realizado pela equipe da Coordenação de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria de Regulação, enfatiza o quadriênio 2019/2022: como 2019 foi o último ano antes da pandemia, os números daquele ano constituem um referencial para se dimensionar o impacto provocado pela Covid-19. Todos os dados do estudo devem ser contextualizados e considerados não isoladamente, mas em sua trajetória ascendente de recuperação.

Em dezembro de 2022, o Portal Exibidor fez balanço dos números, valores e resultados do ano, ainda sem o total de dados consolidados. Vale conferir também neste link.

Expectativas para 2023

A Ancine ainda destacou as expectativas para 2023: o aumento da participação relativa dos filmes brasileiros no mercado, com a retomada dos grandes lançamentos nacionais, e o retorno do crescimento do parque exibidor, que se manteve em trajetória ascendente por dez anos, até a eclosão da pandemia em 2020.

Com objetivo de acelerar a retomada do cinema brasileiro, destacam-se, para o ano de 2023, dentre as ações da Ancine, os resultados das seis chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)  para investimento em filmes brasileiros para cinema, o lançamento de duas novas chamadas do FSA, também para produção de filmes, a aprovação de um novo plano de ação de investimentos do FSA para 2023 e, conforme previsto em sua Agenda Regulatória, a elaboração de propostas de tratamento legislativo para a renovação da Cota de Tela para filmes brasileiros nas salas de cinema, e o aumento de limites para os aportes de recursos incentivados previstos na Lei do Audiovisual.

Como vem sendo realizado nos últimos anos, o trabalho apresenta os resultados preliminares de 2022, que serão ampliados, consolidados e divulgados ao longo de 2023.

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