Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

10 Janeiro 2023 | Renata Vomero

Paris Filmes confirma line-up completo de 2023 com recursos de acessibilidade de conteúdo

Distribuidora disponibilizará conteúdos com audiodescrição, legenda descritiva e Libras

Compartilhe:

(Foto: Paris Filmes)

Tomando a dianteira neste processo ainda de transição com a recente obrigatoriedade de acessibilidade de conteúdo nos cinemas do Brasil, a Paris Filmes confirmou que todos seus filmes programados para estrear em 2023 contarão com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda descritiva e Libras.

Publicidade fechar X

Estes conteúdos serão disponibilizados gratuitamente em aplicativos especializados e com versões para IOS e Android. A empresa realizou, ainda em dezembro, um evento-teste fechado para o mercado, onde apresentou a ferramenta de acessibilidade funcionando em uma grande produção da distribuidora, o filme Alerta Máximo, que estreia em janeiro nos cinemas brasileiros com 100% de recursos de acessibilidade. 

No entanto, esse processo de tornar seus conteúdos acessíveis e o melhor modo de fazer isso já vem se desenhando há meses e mediante diversos testes, reuniões e encontros para definir o melhor formato possível.

“Já havia conversas internas sobre a possibilidade dessas mudanças e como seguiríamos quando fossem aprovadas. Imediatamente após a decisão já iniciamos reuniões com as empresas dos aplicativos e com os produtores parceiros internacionais e nacionais para fazer testes e entender as funcionalidades de cada um. Tivemos um pouco mais de uma semana de imersão neste processo e chegamos a um formato que atende as nossas necessidades e dos nossos parceiros, e acreditamos que também será benéfica ao espectador”, explicou Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes ao Portal Exibidor.

O processo de tornar os cinemas acessíveis a pessoas com deficiência auditiva e visual tem se mostrado longo e complexo, com diversos adiamentos e a criação de aparelhos exclusivos para tal função, no fim do ano passado, a Ancine liberou uma nova normativa que deixava a cargo das distribuidoras e exibidores definirem os melhores formatos para entregar estes conteúdos para o público, principal afetado por tais mudanças.

A Lei n° 13.145, de 2015, entrou em vigor em 2 de janeiro deste ano. O texto determina que todos os exibidores nacionais devem disponibilizar meios de acessibilidade de conteúdo para o público com deficiência visual e auditiva. Segundo dados do IBGE, no Brasil são mais de 17 milhões de brasileiros com estas deficiências e que, agora, serão beneficiados com esta medida. 

“Inclusão. A importância está toda nessa palavra. Possibilitar a ida dessa pessoa ao cinema, para que ela também possa viver uma experiência incrível que só o cinema proporciona e com a disponibilidade dos recursos que ela precisa”, exaltou Fraccaroli sobre a importância desta determinação.

Para além deste importante avanço na democratização do cinema e inclusão das pessoas com deficiência, um outro tema tem rodeado o mercado desde o início das deliberações que definiriam esta lei: a pirataria.

Com a possibilidade de ofertar os conteúdos dentro destes aplicativos que podem ser usados em qualquer celular, gerando sim uma praticidade, os estúdios levantaram a probabilidade deste formato facilitar o acesso ilegal a estes filmes, o que justamente trouxe a ideia da criação de aparelhos especiais para isso nos cinemas, a Dolby e a Riole ofereceram ao mercado tais equipamentos, são eles o CineAssista e ProAccess. Com a normativa da Ancine flexibilizando essa questão, os cinemas, ainda combalidos pela pandemia, podem optar pelo uso dos aplicativos para servir a legislação sem precisar comprar estes aparelhos.

“A pirataria é um problema que existe muito antes dos aplicativos. Estamos escolhendo parceiros que proporcionam máxima segurança para os nossos projetos, mas sempre trabalhamos com empresas que nos ajudam na questão de antipirataria que realmente é um problema a ser combatido”, destacou o executivo.

Para o lançamento de Alerta Máximo, os recursos de acessibilidade serão disponibilizados no aplicativo Mobi Load. Para ter acesso aos recursos de audiodescrição, libras e legendas descritivas o usuário deverá baixar os arquivos por meio do aplicativo e, no momento em que estiver dentro da sala de cinema, sincronizar os arquivos com o filme que está sendo exibido. No próximo dia 13 de janeiro, o filme já estará disponível no app, para as sessões de pré-estreia de “Alerta Máximo”, para o público que precisar dos recursos de acessibilidade, ou quiser testar a eficiência dessa tecnologia inclusiva e democrática. Ao longo de 2023, todos os lançamentos da Paris Filmes estarão adaptados, entre eles as sequências de Jogos Vorazes, John Wick 4 e Jogos Mortais, além de Os Três Mosqueteiros e as grandes promessas nacionais Minha Irmã e Eu, Férias Trocadas e Tá Escrito.

“Os exibidores são nossos grandes parceiros. Estamos oferecendo o conteúdo acessível nos aplicativos determinados para cada projeto e vamos fazer essa comunicação em todas as frentes: materiais de cinema, posts de redes sociais, imprensa, mídia on e off, etc. Os exibidores, por sua vez, tendem a nos apoiar nessas divulgações reforçando a informação em seus canais oficiais, assim como estão se preparando para receber de forma mais frequente esse público em seus cinemas”, finalizou Fraccaroli.

Compartilhe:

  • 0 medalha