Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

19 Outubro 2022 | Yuri Codogno

Netflix supera expectativas e alcança 223 milhões de assinantes globais

Os 2,4 milhões de novos pagantes são mais do que o dobro esperado pelos analistas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Netflix anunciou ontem (18) os resultados de seu terceiro trimestre fiscal, período que engloba de julho a setembro, e as notícias foram boas para a gigante do streaming. A plataforma atingiu 223,09 milhões de assinantes globais, acima dos 220,67 milhões registrados três meses antes, encerrando, assim, uma sequência de dois trimestres em queda. As informações são do portal Deadline.

Publicidade fechar X

As expectativas dos analistas eram de um aumento de 1,09 milhão de assinantes, mas o que se viu foi acima do dobro: 2,4 milhões de novas contas foram criadas. Deste modo, a receita de US$ 7,93 bilhões e o lucro por ação de US$ 3,10 superaram as previsões de US$ 7,84 bilhões e US$ 2,19, respectivamente.

Em relação à distribuição por região, o ganho foi desigual, com os EUA e o Canadá obtendo apenas 100 mil assinantes a mais, enquanto a Ásia teve liderou com um aumento de 1,43 milhão de clientes pagantes.

A continuação de algumas séries, como a parte dois da quarta temporada de Stranger Things, a segunda metade da última temporada de Better Call Saul e a continuação de Cobra Kai são alguns dos fatores que podem ter influenciado no forte crescimento. Além, claro, da estreia de Sandman, que figurou entre as séries mais vistas por um bom tempo.

Os números são muito importantes para a Netflix, que durante a maior parte de 2022 registrou um alto declínio de clientes, além da queda brusca de 60% no preço das ações. Somadas as quedas dos dois primeiros trimestres fiscais do ano, foram aproximadamente 1,2 milhões de assinantes a menos, mas os 2,4 milhões acrescentados neste último levantamento mostram que a plataforma compensou o que havia perdido. As ações, por sua vez, subiram 14%, mas ainda não se recuperaram por completo.

Para o quarto trimestre, a empresa espera adicionar mais 4,5 milhões de novos assinantes, acima das expectativas de 4,03 milhões dos analistas. Entretanto, a Netflix acredita que a receita irá cair para US$ 7,8 bilhões, muito por conta do dólar que não está tão em alta em comparação às outras moedas globais.

Após anos trabalhando com fluxo de caixa negativo, a Netflix se tornou uma empresa consistentemente positiva no quesito, alcançando US$ 472 milhões, valor muito superior aos US$ 106 milhões negativos registrados no mesmo período do ano anterior. Até o fim de 2022, a empresa espera chegar a US$ 1 bilhão, de acordo com a nota que soltou à imprensa.

As boas notícias para a plataforma foram reveladas menos de uma semana depois da Netflix anunciar o preço de seu plano básico de assinatura com anúncios. No Brasil, os interessados pagarão R$ 18,90 por mês, enquanto nos EUA será US$ 6,99. Além da publicidade, a empresa também está trabalhando no projeto de extrair dinheiro de clientes que desejam compartilhar suas senhas. Depois de testar várias abordagens em diversos territórios, a Netflix chegou a um método ponderado para monetizar o compartilhamento de contas, que deve se iniciar no início de 2023.

Por fim, a Netflix também ressaltou que a partir do quarto trimestre fiscal deste ano deixará de oferecer previsões de assinantes voltadas para o futuro. A empresa continuará a relatar a quantidade de clientes obtidos no trimestre fiscal, mas não dirá mais para onde acredita que esse número está indo. “Estamos cada vez mais focados na receita como nossa principal métrica de primeira linha. Isso se tornará particularmente importante em 2023, à medida que desenvolvemos novos fluxos de receita, como publicidade e compartilhamento pago, onde a associação é apenas um componente de nosso crescimento de receita”, ressaltou a Netflix em nota.

Compartilhe:

  • 1 medalha