Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

14 Outubro 2022 | Renata Vomero

Netflix divulga detalhes de seu plano básico de assinatura com anúncios

Formato terá assinatura de R$18,90 por mês no Brasil

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (13), a Netflix divulgou os detalhes de seu novo plano básico de assinatura com anúncio.  O novo formato chegará em 12 países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, em 3 de novembro. Por aqui, os interessados pagarão R$18,90 por mês e nos EUA será US$6,99 (algo em torno de R$36 no câmbio atual). As informações são do IndieWire e Uol.

Publicidade fechar X

Como o próprio nome diz, essa assinatura, mais barata do que os modelos premium, contam com propagandas em meio aos conteúdos. Segundo a Netflix, serão exibidas entre quatro e cinco propagandas a cada hora de conteúdo, cada uma terá em torno de 15 a 30 segundos de duração.

Além disso, outras especificidades do plano são: qualidade máxima de 720p em HD, além de não ter a opção de baixar filmes e séries para assistir off-line.  Os assinantes também terão acesso limitado ao catálogo, cerca de 5% a 10% a menos do que o catálogo das assinaturas premium. A empresa justifica esse corte por conta das condições de alguns contratos de licenciamento de conteúdos, mas diz estar trabalhando para diminuir isso.

O lançamento deste formato, que vem sido estudado e trabalhado amplamente entre diversos players e plataformas, veio como uma contenção após consecutivas perdas de assinantes e receita da Netflix desde o início do ano.

No primeiro trimestre, a empresa anunciou, pela primeira vez na história, perda de 200 mil assinantes, com expectativa de perder mais milhões de clientes até o meio do ano. No segundo trimestre a perda foi de quase um milhão, o que foi comemorado por estar abaixo das projeções.

Desde então, a empresa vem estudando diversas formas de reverter o quadro, entre elas está a diminuição na quantidade de lançamentos, priorizando investir mais em menos conteúdos, além da possibilidade de cobrar uma taxa pelo compartilhamento de senhas.

A estratégia mais avançada, no entanto, foi a de criar essa assinatura especial que conta com propagandas entre os conteúdos, se assemelhando à TV Linear.

A perda da Netflix vem acompanhada do enfraquecimento do boom dos streamings, que ganhou força durante a pandemia, mas que vem mostrando desaceleração com a retomada das atividades presenciais, impondo maior diversificação de investimentos entre os clientes, isso sem contar a crise econômica mundial, que vem diminuindo o poder de compra das pessoas.

Compartilhe:

  • 0 medalha