28 Outubro 2021 | Renata Vomero
Alesp aprova projeto que extingue meia-entrada em São Paulo
Texto é de autoria de Arthur do Val (Patriotas) e precisa ser aprovado por João Dória
Compartilhe:
Nesta quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto que acaba com a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. O texto é do deputado Arthur do Val (Patriotas) e agora passará por sanção do Governo do Estado, no caso, João Dória.
Publicidade fechar X
“Acabaremos com a distorção social que a meia-entrada causa e o impacto econômico negativo que ela gera no setor cultural”, celebrou o deputado em sua rede social.
O texto do servidor aponta para o objetivo de, por meio dessa medida, derrubar os preços destes ingressos, já que, segundo ele, e alguns profissionais do setor, a facilidade de aquisição da meia-entrada vem obrigando a elevação dos valores.
Aqui é importante destacar que a Lei de Meia-Entrada é de caráter federal e foi criada em 2013 para facilitar o acesso de estudantes, idosos e pessoas com deficiência a eventos culturais e esportivos. Tendo isto em vista, alguns analistas do mercado acreditam que será difícil colocar a medida em prática apenas no estado de São Paulo se pensar que a lei federal seguirá em vigor.
Com a aprovação da Alesp, os principais atores afetados pela medida reagiram a ela, caso de André Sturm, por exemplo, que em entrevista ao Estadão, comemorou a iniciativa por acreditar que a meia-entrada seja elitista.
Este é um argumento recorrente aos defensores da extinção do desconto, já que afirmam que acaba por afastar pessoas que não podem pagar a inteira e não são contempladas pela medida, como adultos de baixa renda. A pauta foi tema de reportagem da Exibidor em 2020, quando o benefício também foi ameaçado. Além disso, parte do mercado entende que os cinemas acabam elevando os preços para compensar o ticket médio dos consumidores e cobrir os custos operacionais.
No entanto, alguns outros grupos afetados por essa possível extinção também se posicionaram contra, caso de grupos estudantis do estado e outros deputados, como Sâmia Bonfim, deputada federal do PSOL-SP.
“O PL aprovado ontem na ALESP, que acaba com a meia-entrada no estado de São Paulo, vai no sentido contrário ao que deveríamos estar debatendo: democratizar cada vez mais o acesso à cultura, em especial entre a juventude. Temos que lutar pela derrubada desse absurdo!”, reforçou a servidora em sua rede social.
Parte do público que é contra a extinção do benefício não acredita que haverá diminuição do preço, principalmente na atual economia do Brasil, o que causaria ainda maior exclusão ao acesso à cultura e o esporte.
Compartilhe:
- 1 medalha