14 Julho 2021 | Renata Vomero
Produtora A24 explora possibilidade de venda por quantia bilionária
Empresa pode valer entre US$2,5 bilhões a US$3 bilhões
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Queridinha entre a maior parte dos fãs de cinema e dona de bons prêmios nos festivais e premiações, a produtora A24 se consolidou nos últimos anos como um dos principais players do mercado, trabalhando exclusivamente com cinema independente.
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Agora, segundo informações da Variety, a companhia estaria explorando a possibilidade de ser vendida por cerca de US$2,5 bilhões a US$3 bilhões, um preço que muitos consideram acima de seu real valor.
Segundo o veículo, diversas propostas foram discutidas com a empresa nos últimos 18 meses, mas não se sabe se alguma negociação foi efetivamente para frente. Ao mesmo tempo, a A24 vem trabalhando em cima do objetivo de expandir seu alcance e visibilidade, o que não seria por meio de uma venda.
A A24 foi fundada em 2012 como uma distribuidora independente, que logo entraria no mercado de produção, segmento pelo qual se tornou reconhecida por dar voz à originalidade de seus cineastas. Crescendo com uma lógica de startup, a A24 conseguiu o feito de agradar tanto o mercado, quanto o público, e se tornar quase uma protagonista à parte de seus filmes, sendo o suficiente para atrair espectadores para seus lançamentos.
Quanto à aquisição, embora nada tenha sido confirmado, a especulação é de que há maior possibilidade de a negociação acontecer com a Apple, que recentemente assinou um contrato de anos para se tornar janela dos lançamentos da produtora.
Segundo informações da Variety, essa não é a primeira vez que a A24 se mostra aberta para este tipo de negociação. Quando venceu o Oscar de Melhor Filme com Moonlight, a produtora teria se disponibilizado em conversar com grandes estúdios de Hollywood para adquirir investimento ou discutir possíveis fusões, no entanto, a produtora acabou não fechando parcerias, pois não queria abrir mão do controle criativo da empresa.
Em um ano cheio de fusões e aquisições, parece um caminho seguro para a A24 optar pela aquisição, ao mesmo tempo que os cinemas e os players estão em forte busca por títulos fortes e atraentes, o que é exatamente o que a produtora oferece. No entanto, sua assinatura de originalidade talvez seja um ativo muito alto para abrir mão neste momento, mesmo que tenha o valor de US$3 bilhões.
Inclusive, valor este que muitos especialistas mais céticos do mercado não entendem, tendo em vista o portfólio não tão vasto da produtora, que tem menos de dez anos de mercado. No entanto, o que a aquisição da MGM pela Amazon pelo valor de mais de US$8 bilhões comprovou é que há muito mais em jogo e que alguns destes conteúdos podem ter um valor agregado quase inestimável para os players do mercado neste momento.
Nesta semana, saiu análise da PwC mostrando as projeções de consumo de entretenimento no futuro e os analistas são enfáticos ao dizer que o público não deve investir em muito mais do que três streamings no futuro, quando haverá mais possibilidade de entretenimento fora de casa. Então, caberá a cada um destes players usar suas armas mais fortes para convencer as audiências a manter seus investimentos neles, talvez um catálogo da A24 seja um grande diferencial quando este futuro chegar, e não deve demorar muito.
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