03 Fevereiro 2021 | Fernanda Mendes
Dória autoriza reabertura de comércio aos finais de semana em SP
Com esta medida, cinemas poderão reabrir e estreias podem voltar na programação
Compartilhe:
Nesta quarta-feira, dia 03, o governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou uma nova reclassificação do Plano São Paulo autorizando a reabertura do comércio e serviços não-essenciais a partir deste fim de semana (5) - nas cidades que se encontram na Fase Laranja (incluindo a Grande São Paulo).
Publicidade fechar X
Desde o dia 25 de janeiro, todo o Estado se encontrava na Fase Vermelha entre as 20h e as 6h nos dias de semana, e em todo o fim de semana, o dia inteiro. Agora, Dória voltou atrás, pois justifica que houve diminuição no número de internações de Covid-19 nos leitos públicos e privados, cerca de -11%. “O governo de São Paulo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas, isso não deve compreender falta de cuidado de atenção e de medidas para que as pessoas estejam protegidas”, reforçou o governador.
Quando foi instaurada mais restrições de funcionamento das atividades econômicas, a programação de estreia nos cinemas foi completamente alterada. Grandes filmes estavam agendados para o Brasil como Monster Hunter (Sony) e Veneza (Imagem) para este período e, ambos foram adiados, sem novas datas. Amanhã, quinta-feira, quando começa a nova cine-semana, o Estado de SP não conta com nenhuma estreia. Reflexo justamente da Fase Vermelha em São Paulo, maior praça exibidora do país.
Com esta nova reclassificação no Estado, as distribuidoras devem novamente reprogramar seus lançamentos.
Ajuda econômica
Após 15 reuniões com representantes e associações do terceiro setor, o Governo também anunciou o lançamento de um pacote de auxílio para os empreendedores com R$ 125 milhões em crédito pelos bancos Desenvolve SP e Banco do Povo, além da suspensão de dívidas e parcelamento de contas.
Dória prometeu velocidade no repasse do fundo e maiores detalhes, como as condições de crédito, serão apresentadas nesta sexta-feira. Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico de SP, adiantou que para casos críticos o Governo, junto ao SEBRAE, será de juros 0%.
Além disso, também foi anunciado um investimento de R$ 100 milhões no programa de fomento ProAC Expresso Direto. O valor é referente ao crédito suplementar anunciado em janeiro pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em substituição ao ProAC Expresso ICMS de 2021.
A Secretaria lançou hoje uma consulta pública para receber sugestões da sociedade civil sobre o ProAC Expresso Direto e os interessados devem encaminhar suas contribuições até 21 de fevereiro por meio deste LINK.
Compartilhe:
- 0 medalha