Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Brasil e mundo

01 Fevereiro 2021 | Fernanda Mendes e Renata Vomero

Arrecadação dos cinemas no fim de semana é impactada pelo agravamento da pandemia

Com fechamento dos cinemas em SP, números caem drasticamente; nos EUA filme com estreia simultânea no HBO Max conquista o topo das bilheterias

Compartilhe:

(Foto: Imagem Filmes)

O fim de semana de 28 a 31 de janeiro contou com uma queda de público e bilheteria já prevista nos cinemas brasileiros, por conta do fechamento das salas do Estado de São Paulo à noite e aos fins de semana, sem contar outras diversas praças que estão paralisadas.

Publicidade fechar X

A bilheteria dos dez filmes de maior performance no período foi de R$ 2,09 milhões e contou com 120,1 mil espectadores. A semana anterior teve arrecadação de R$ 3,5 milhões e 194 mil ingressos vendidos. Os números de uma semana para a outra apresentaram, portanto, queda de 40% de bilheteria e 38% de público.

É importante ressaltar que, a semana de 21 a 24 de janeiro não contou com os dados do circuito Cinépolis, que não foram coletados na semana passada pela Comscore. A rede opera cerca de 422 salas de cinemas no país.

Líder absoluta no Brasil, Mulher-Maravilha 1984 (Warner) levou 43,8 mil pessoas aos cinemas do país no fim de semana. Isso gerou a arrecadação de R$ 770 mil. A produção está cada dia mais perto de bater a marca de 2 milhões de ingressos vendidos desde sua estreia em 17 de dezembro.

O filme é seguido por Pinóquio (Imagem), que faturou R$ 538,5 mil e fez público de 31,6 mil pessoas. Em sua segunda semana, a produção ultrapassou 100 mil ingressos vendidos e se aproxima de R$ 2 milhões em bilheteria.

E tem dobradinha da Imagem Filmes. Sucesso de Liam Neeson, Legado Explosivo (Imagem/Califórnia) vendeu 12,9 mil ingressos, o que rendeu o faturamento de R$245,7 mil. Em breve o filme alcançará público de 200 mil pessoas.

Trolls 2 (Universal) realmente agradou os brasileiros! Já tendo faturado mais de R$ 5 milhões, a animação agora embolsou R$ 147,8 mil com a venda de 8,8 mil ingressos. Já O Mensageiro do Último Dia (Disney) levou 7,2 mil pessoas aos cinemas, o que rendeu ao filme R$128,2 mil.

A estreia de Dente por Dente (Vitrine), suspense nacional com Paolla Oliveira e Juliano Cazarré, ficou na oitava posição da bilheteria. O filme contou com público de 2,2 mil espectadores e arrecadou R$ 40,5 mil.

América do Norte e os lançamentos híbridos

Ao que tudo indica, a estratégia da WarnerMedia em relação aos lançamentos híbridos (streaming + cinema) vem dando certo. Depois de Mulher-Maravilha 1984, agora foi a vez de Os Pequenos Vestígios, com Denzel Washington, que liderou a bilheteria dos cinemas norte-americanos neste fim de semana, mesmo estando simultaneamente no HBO Max.

Segundo dados da Comscore, o filme fez US$ 4,8 milhões em pouco mais de 2 mil cinemas. Os números são baixos para a “era pré-pandêmica”, mas para o atual cenário este é um dos maiores lançamentos na região nos últimos meses, ultrapassando o recente Let Him Go, com Liam Neeson, que fez US$ 4 milhões em sua abertura em novembro.

É importante ressaltar que cerca de 65% dos cinemas nos EUA continuam fechados, e aqueles que estão operando estão com suas capacidades reduzidas. Sem um avanço consistente da vacinação e sem uma data prevista para a reabertura dos cinemas em Nova York e Los Angeles (maiores circuitos exibidores do país), o line-up de estreias começa novamente a ser adiado com filmes importantes como 007 – Sem Tempo Para Morrer (Universal) e Um Lugar Silencioso II (Paramount) sendo realocados para o segundo semestre.

Se no cinema Os Pequenos Vestígios teve uma performance satisfatória, na plataforma HBO Max ainda não foram divulgados os números de audiência, mas, a WarnerMedia afirmou que o longa está na liderança do streaming. “Estamos muito orgulhosos em como ‘Os Pequenos Vestígios’ está performando no HBO Max - imediatamente subiu para o número um, onde permanece atualmente. Após o grande sucesso de ‘Mulher-Maravilha 1984’, ‘Os Pequenos Vestígios’ mostra o apetite insaciável que nosso público tem por longas-metragens de alta qualidade”, disse Andy Forssell, diretor-geral e vice-presidente da HBO Max.

Além dos EUA, onde a HBO Max ainda não está disponível, Os Pequenos Vestígios alcançou US$ 2,8 milhões de 18 países, somando US$ 7,6 milhões globalmente. Entre os territórios de destaque, o mais forte foi a Rússia com US$ 1,1 milhão em vendas, seguido pela Arábia Saudita, com US$ 871 mil. Mundialmente, este é o maior fim de semana de estreia para um filme com classificação para maiores de idade desde o início da pandemia.

O filme está previsto para estrear em 11 de março no Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha