18 Janeiro 2021 | Renata Vomero
Enem e agravamento da pandemia impactam a bilheteria brasileira
“MM 1984” continua líder no Brasil e filme de ação de Liam Neeson desponta na América do Norte
Compartilhe:
*Atualizada às 17h36
Publicidade fechar X
Mesmo com o fim de semana de Enem, que contou com recorde de abstenção, o público e arrecadação nos cinemas brasileiros cresceu entre os dez filmes mais vistos do período com relação ao início do ano, apesar de ter apresentado queda no comparativo da semana anterior. Entre os dias 14 e 17 de janeiro, houve arrecadação entre esses títulos de R$ 3,82 milhões e 211,1 mil ingressos vendidos.
Esses números são reflexo também de alguns municípios que estão com medidas de restrição mais acentuadas, incluindo cinemas fechados ou operando em horários mais restritos por conta do agravamento da pandemia. Pandemia esta que apesar de ainda estar descontrolada no país, começa a enxergar um possível e tão aguardado fim com a aprovação das vacinas para uso emergencial pela Anvisa neste domingo (17). É possível que esses acontecimentos sirvam como um estímulo ao público e ao mercado que começam a ver uma luz no fim do túnel.
A liderança da bilheteria continua nas mãos da super-heroína da DC. Mulher-Maravilha 1984 arrecadou R$1,9 milhão, com a venda de 108,1 mil ingressos. A sequência da Warner já tem um acumulado de R$27,9 milhões com público de 1,7 milhões de brasileiros e está há um mês em cartaz nos cinemas.
Legado Explosivo (Imagem/Califórnia), que estreou no Brasil na semana passada, continua atraindo bom público. O filme de ação trouxe 35,2 mil espectadores aos cinemas, o que rendeu a ele R$ 646,5 mil. O filme já ultrapassou arrecadação total de R$ 2 milhões.
A estreia de O Mensageiro do Último Dia (Disney) também teve uma boa performance no fim de semana. A produção vendeu 23,5 mil ingressos e faturou R$ 421,9 mil. Este foi o único lançamento entre os dez filmes de maior arrecadação no período.
Consolidando seu sucesso no Brasil, Trolls 2 continuou com bom público e faturamento. A animação da Universal arrecadou R$294,8 mil e atraiu 17,11 mil pessoas aos cinemas. O filme já vendeu ao todo 325,9 mil ingressos e faturou mais de R$4,5 milhões.
Um Tio Quase Perfeito 2 foi a aposta da H2O Films para janeiro e parece que foi um acerto da distribuidora. A comédia rendeu R$212,5 mil e teve público de 12,3 mil espectadores. Há duas semanas em cartaz, a sequência nacional se aproxima dos 50 mil ingressos.
Outros filmes em destaque na bilheteria brasileira foram Sapatinho Vermelho e Os Sete Anões (Paris), Destruição Final – O Último Refúgio (Diamond/Galeria), Convenção das Bruxas (Warner), Amizade Maldita (Imagem) e Scooby! O Filme (Warner).
América do Norte
Depois de três semanas na liderança da bilheteria da América do Norte, agora é hora de Mulher-Maravilha 1984 (Warner) dar espaço ao lançamento protagonizado por Liam Neeson, Na Mira do Perigo (Paris), que abriu com bilheteria de US$ 3,2 milhões.
Este é o segundo filme protagonizado pelo ator a ser lançado durante a pandemia, em outubro chegou aos cinemas Legado Explosivo (Imagem/Califórnia), que também abriu em primeiro lugar na bilheteria da região. Os filmes ainda devem somar boas cifras nesta segunda-feira, que é o feriado de Martin Luther King e costuma atrair as pessoas aos cinemas, apesar de apenas 40% deles estarem abertos. A estimativa para Na Mira do Perigo é que alcance os US$3,7 milhões com a soma do feriado.
Mulher-Maravilha 1984 contou com bilheteria de US$2,6 milhões neste fim de semana na América do Norte. Por lá, o filme soma US$35,8 milhões e se aproxima dos US$150 milhões globais, mais especificamente US$141,7 milhões.
O filme estreou nesta semana na Rússia, onde arrecadou US$2,5 milhões. Além da América do Norte e da Rússia, outros dos países que se destacam para o filme são Austrália (US$1 milhão) e o Brasil, com arrecadação de cerca de R$1,9 milhão, cerca de US$392 mil.
Voltando para a bilheteria norte-americana, Os Croods 2: Uma Nova Era (Universal) mostra bom fôlego com US$2 milhões de bilheteria e total de US$39,2 milhões. O filme estreou no feriado de Ação de Graças e está há oito semanas em cartaz. Aqui no Brasil ele estava programado para chegar aos cinemas em 7 de janeiro, mas teve data alterada para março, quando espera-se que a pandemia esteja mais controlada do que o momento atual.
Relatos do Mundo (Universal) e Monster Hunter (Sony) também apresentaram boas performances no fim de semana, com arrecadações de US$1 milhão e US$920 mil respectivamente.
Uma novidade interessante começa a animar o mercado exibidor na região, as ações da Cinemark fecharam com crescimento de 1%. Pode parecer pouco, mas chegando ao valor de US$19,11, isso representa o maior número desde junho de 2020 e, acima de tudo, uma injeção de ânimo ao setor, que começa a ver luzes ao fim do túnel, com pacotes de ajuda e, claro, a vacina. Os próprios analistas do mercado já se mostram bem mais otimistas com relação à rede e ao setor, que pode voltar a apresentar os mesmos grandiosos números de 2019, já em 2023.
Internacional
Já no mercado internacional chamou a atenção o filme indiano Master, de Lokesh Kanagaraj, falado na língua local Tamil. Estima-se que ele tenha arrecadado cerca de US$15 milhões, já que é protagonizado pela estrela local Vijay. Desta forma, se a estimativa se confirmar, Master foi o líder de bilheteria global, ultrapassando o chinês A Little Red Flower, que faturou US$11,7 milhões.
Falando em China, Soul (Disney) continua se destacando nos cinemas do país, somando cerca de US$ 43,1 milhões e se tornando a terceira maior animação da Pixar no local. Nesta semana o filme somou US$5,2 milhões em 11 mercados internacionais. A produção foi lançada diretamente no Disney+ na maior parte dos países, indo para os cinemas nas localidades que não contam com o serviço de streaming.
Compartilhe:
- 0 medalha