04 Dezembro 2019 | Renata Vomero
A evolução do épico: CCXP se consagra no calendário do entretenimento mundial
Com ingressos esgotados, edição de 2019 da convenção deve receber 280 mil pessoas
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Difícil encontrar uma pessoa que nessa altura ainda não tenha ouvido falar nada sobre a CCXP, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo. Criada em 2014, ocupando apenas uma das partes do São Paulo Expo, a convenção chegou a um tamanho absurdo de: ocupar todo o centro de convenção – maior da América Latina, com 115 mil metros quadrados -, esgotar todos os ingressos para todos os dias do evento (5 a 8 de dezembro) e ter a previsão de receber 280 mil pessoas.
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Mas não para por aí, o line-up deste ano prova o quanto a CCXP conseguiu mostrar aos estúdios a sua relevância para o calendário e, claro, para o público, grande responsável pela venda de ingressos e produtos licenciados dos lançamentos das distribuidoras. Com isso, as majors prepararam uma programação que deve deixar o público nerd bastante satisfeito, com Star Wars, Mulher-Maravilha, Marvel, Aves de Rapina, Frozen e muito mais. Isso sem contar as grandes atrações da Netflix e da Amazon Prime.
“Quando você fala que a CCXP é única comparada aos outros, na maioria dos eventos é uma mesa preta e duas cadeiras de plástico, no nosso caso a gente se preocupa com cada detalhe que possa tirar emoção das pessoas e que faça com que o investimento dos estúdios valha a pena. Neste ano a gente tem uma forma muito consagrada de que isso está se consolidando que é ao ver o line- up dos estúdios, é coisa de primeiro mundo. A gente é indiscutivelmente o evento que mais tem suporte deles fora dos EUA, ainda acho que estamos pau a pau com a San Diego”, comenta Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, responsável pelo evento, se referindo aos talents confirmados na convenção.
Com todo esse crescimento, claro que a CCXP chama e muito a atenção das marcas, que enxergam no evento uma chance de conversar diretamente com um público muito consumidor. Criada em paralelo à CCXP, a Unlock fornece um encontro entre os profissionais do mercado envolvidos no universo do evento. No ano passado, foram 100 marcas presentes na CCXP, e em um encontro no evento, os participantes comentaram essa importância. “Essa diversidade mostra como o mundo geek está presente na nossa vida em todas as formas. Mas os diretores de marketing ainda não entenderam as oportunidades que têm de falar com esse público. Eventos como esse são fundamentais para estimular que essas marcas entrem de verdade no mercado", comentou Pyr Marcondes, diretor do portal Meio & Mensagem.
O Unlock foi criado justamente para movimentar esse mercado como um todo e com isso, claro, fazer o Omelete (mídia por trás do evento) e a própria CCXP crescer junto. O resultado deu certo, estima-se que neste ano o evento movimente R$ 265 milhões na economia da cidade de São Paulo, já que cerca de 70% do público não é da cidade. Esse público poderá conferir as 160 horas de conteúdo distribuídas entre os três auditórios do evento – Cinemark XD, Prime e Ultra, o primeiro deles pela primeira vez terá projeção à laser da Christie. Além disso, haverá, também, os espaços Oi Game Arena, Cosplay Universe By Globo, Creators by Trigg (Stage e Lounge), Board Games By Hershey’s, área de Fotos & Autógrafos conectado pela Oi e o maior Artists’ Alley do Hemisfério Sul. Com homenagem a Cao Hambuger e os 80 anos do Batman, essa CCXP terá conteúdos especiais voltados para essas duas temáticas também.
Com tudo isso, a sexta edição da Comic Con Experience consegue alcançar um novo patamar: se consagra no calendário global do entretenimento. Foram mais de 50 jornalistas estrangeiros credenciados, além de influenciadores digitais de todas as partes do mundo. “Essa é uma edição que crava a gente não só no calendário da cidade, mas também no calendário mundial. Essa é uma mudança de perspectiva da marca CCXP, que está sendo investida mundialmente, não só no Brasil. É a gente conseguir fazer a marca ficar global. Tudo o que a gente está fazendo aqui pode reverberar de Singapura ao Uruguai”, enfatizou Mantovani, seu comentário foi complementado por Erico Borgo, diretor de conteúdo do Grupo Omelete: “Nossa expectativa é entregar a maior e melhor CCXP da história, com histórias e experiências memoráveis para público, convidados e expositores”.
Além da CCXP
A partir de todo esse sucesso, a CCXP já anunciou que fará em 2021 o CCXP Cruise, um cruzeiro com a MSC que deve acontecer entre os dias 18 e 21 de março, indo São Paulo até Búzios. Ainda sem atrações confirmadas, o evento promete horas intensas de imersão dentro do universo geek.
Além disso, no primeiro dia da Unlock, o Grupo Omelete anunciou a participação no maior canal de Esports do Brasil, o Gaules, que conta com mais de 40 milhões minutes/watch por mês no Twitch, plataforma voltada à transmissão de games. Também, o grupo está em processo de restauração do Cine Ipiranga para a criação de um centro de entretenimento do Omelete, que deve ganhar o nome de Omelete House. Com tudo isso, também se soma a exportação da CCXP para Cologne, na Alemanha, que já tem sua edição de 2020 confirmada.
“A gente fica muito feliz, chegar onde a gente chegou é algo que nos dá muito orgulho, porque era um sonho muito distante. Olhar tudo isso que conquistamos em apenas seis anos nos enche de autoconfiança sendo brasileiros, porque é um evento feito por profissionais do país, com um DNA brasileiro. É o maior evento de experiência de cultura pop do mundo. Nossa resposta para os fãs é de que a gente vai fazer cada vez mais coisas”, finaliza o CEO.
Confira a cobertura do Portal Exibidor na CCXP Unlock:
- "Mulher-Maravilha 1984" é o filme mais aguardado entre o público geek, diz pesquisa
- Streaming e modelos de negócios são debatidos no primeiro dia da CCXP Unlock
- Tecnologias imersivas são discutidas em palestra sobre o futuro do entretenimento
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