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03 Dezembro 2019 | Fernanda Mendes

"Mulher-Maravilha 1984" é o filme mais aguardado entre o público geek, diz pesquisa

Estudo foi apresentado durante a CCXP Unlock 2019

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(Foto: Portal Exibidor)

Houve um tempo em que o geek era um público minoritário dentre dos planejamentos e estratégias de marca, conteúdo e etc. Mas este tempo passou, e hoje as marcas dependem, e muito, do geek para o sucesso de seu produto. Vide as bilheterias estrondosas da Marvel e DC nos cinemas, que trouxeram para as telonas os personagens adorados pelos geeks, como o Pantera Negra (Disney), Aquaman (Warner) e até mesmo os Vingadores (Disney), que acabaram caindo também no gosto popular.

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Outro exemplo é a Comic Con Experience (CCXP) que terá agora sua sexta edição a partir da quinta-feira, dia 5, até domingo, dia 8. O evento só cresce, tanto em número de marcas, quanto de público. Tanto que este foi o primeiro ano que os ingressos esgotaram antes mesmo da realização do evento.

E diante desse público ávido por novidades, a Omelete Company em conjunto com a Mind Minters divulgou a nova edição da pesquisa Geek Power, que tenta entender o comportamento deste público. Foram entrevistados 1.853 geeks da base Omelete e 1.500 pessoas “conectadas” da base brasileira da Mind Minters. A ideia foi entrevistar pessoas que também não eram geek, para se fazer comparativos.

“Existem vários agentes hoje tentando entender o comportamento do geek, porque eles adotam novas tecnologias, comportamento e espalham isso nas suas redes. Todo esse público somado, acho que é o maior grupo de consumo do planeta. Para as marcas é importante estar ligado neles”, explicou Otávio Juliato, COO da Omelete Company, durante painel hoje (3) na CCXP Unlock, evento de negócios que antecede a grande feira.

Sobre o perfil do geek, a maioria ainda é masculino - mas isso vem mudando ano a ano -, majoritariamente são solteiros e não têm filhos. Também, a maioria pertence às classes B e C, têm maior acesso à educação e 86% fala inglês.

Sobre entretenimento, 85% dos entrevistados declarou que este tópico é algo fundamental. No mercado de filmes, 45% dos geeks afirmou que vai ao cinema mais de duas vezes por mês. Entre os gêneros mais queridinhos, 54% prefere ficção científica, 35% aventura e 35,6% fantasia. Para 2020, os filmes mais aguardados são: em primeiro lugar Mulher-Maravilha 1984 (Warner), seguido de Black Widow (Disney) e Os Eternos (Disney). 

Entre os brasileiros conectados, os filmes mais aguardados são Frozen 2 (Disney), Velozes e Furiosos 9 (Universal) e João e Maria – Caçadores de Bruxa 2 (Paramount).

A pesquisa também mostrou quem são os principais contadores de histórias que vivem “no coração” dos geeks: Disney, Netflix, Warner, HBO e Dreamworks.

“Histórias e experiências que criam emoções são o que fazem o coração da comunidade geek bater mais forte”, diz a pesquisa.

Por isso, qualquer tipo de janela pode oferecer boas histórias. Prova disso é que nem só do cinema que vive o geek. 94% assinam alguma plataforma de streaming para vídeos, muito porque, além de desejarem serviços rápidos, também querem o controle das experiências.

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Alguns insights da pesquisa mostram que o geek quer que as marcas participem da sua jornada/comunidade.  Não gostam de empresas que surfam em ondas. Outro insight é que, não basta gerar conteúdo. Para atrair o geek, a marca tem que gerar experiência para esse público. 

Entre os exemplos bem-sucedidos, está a Trigg que lançou no último ano cartões de crédito ilustrados com super-heróis da DC. “As marcas vêm de um mindset de mídia tradicional, e temos que desafiar esse pensamento. Quando trouxemos os heróis para participar dessa história da Trigg, já não era mais um cartão de banco, porque quebramos total o conceito de que o cliente está adquirindo um cartão, ele está adquirindo a experiência”, explicou Otávio.

Acompanhe o Portal Exibidor e suas redes sociais para a cobertura completa da CCXP19.

 

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