04 Dezembro 2017 | Vanessa Vieira
Barco anuncia joint venture para aumentar vendas internacionais
Parceria envolve outras três empresas e deve ser oficialmente lançada no segundo trimestre de 2018
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A Barco anunciou nesta segunda-feira (04) a criação de uma joint venture composta por ela outras três companhias: China Film Co. Ltd – CFG, Appotronics e CITICPE. De acordo com a empresa, a ideia é que a parceria seja um canal de comercialização das soluções de cada organização em âmbito global, com exceção apenas do território chinês, onde já existe uma joint venture desde 2011 composta pela Barco e o CFG.
Segundo a empresa, a nova parceria entre ela e as outras três companhias deve ser lançada oficialmente até o segundo trimestre de 2018, já com todos os processos formalizados e com a capitalização da joint venture em US$ 100 milhões. Ao todo, a Barco terá a maior participação da joint venture, com 55%, enquanto a Appotronics e CFG terão 20% cada uma e a CITICPE ficará com 5%.
Além disso, a Barco também servirá à parceria como um OEM – Original Equipment Manufacturer estratégico, ou seja, ela fabricará a maior parte dos produtos que serão vendidos. A empresa, inclusive, planeja delegar à joint venture as vendas para o mercado de cinema, marketing e serviços correlatos para entretenimento.
A primeira fase da parceria será formada pela união de forças entre Barco e Appotronics para cooperar nas vendas de projetores e módulos de retrofit, usados na troca da fonte de luz de um projetor à lâmpada para o laser. Em seguida, ainda em 2018 entrará a CITICPE, com expertise em consultoria financeira, e o CFG, com soluções premium e conteúdo para cinema. Espera-se também que a parceria venha a apresentar ao mercado exibidor novos modelos de negócio para facilitar a adoção de novas tecnologias.
Segundo comunicado da Barco, a joint venture é uma resposta ao próximo passo do mercado exibidor, que já concluiu a digitalização e agora vê os acordos de VPF – Virtual Print Fee chegarem ao fim, permitindo uma nova onda de atualização tecnológica. Isso porque o setor mantém uma busca contínua por diferenciação para atrair espectadores.
Negócios na China
A BarcoCFG, uma joint venture criada em 2011 entre Barco e CFG, sofrerá uma alteração em sua estrutura acionária por conta do anúncio da nova parceria. Por isso, mais 9% das ações serão vendidas para a empresa chinesa. Assim, a Barco passará a ter 49% em vez de 58% da marca e continuará a atuar como OEM junto à BarcoCFG.
“A combinação da tecnologia da Barco com a expertise e acesso ao mercado que o China Film Group tem feito contribuições significativas e bem-sucedidas para o desenvolvimento do mercado de cinema digital na China nos últimos seis anos, resultando no atual Market Share de mais de 50% de projetores Barco”, comenta Jan De Witte, CEO da Barco, em comunicado oficial. Já a CFG afirma que foi identificado que, com o crescimento do mercado chinês, a empresa está melhor posicionada para liderar os próximos passos do setor na região.
A mudança na participação acionária na BarcoCFG será efetivada até o meio de 2018.
Em outubro, a Barco conquistou um marco de cinemas all-laser com seus projetores e teve o primeiro acordo mundial fechado por sua parceria com a Vision Media. Durante a Expocine 2017, executivos da empresa falaram ainda sobre a relevância do mercado latino-americano.Compartilhe: