30 Agosto 2019 | Fernanda Mendes
Christian de Castro é afastado da presidência da Ancine
Em seu lugar, Alex Braga assumirá o cargo
Compartilhe:
Hoje (30) o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto publicado no Diário Oficial da União para afastar o diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Christian de Castro, de seu cargo. A medida cumpre uma decisão judicial da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Nela, é afirmado que Christian teria acessado os sistemas eletrônicos da Ancine e passado informações sigilosas a Ricardo Martins, sócio do então diretor-presidente da Agência, e que na época, não tinha vínculo com a Ancine.
Publicidade fechar X
Para substituir Christian, Bolsonaro decretou que Alex Braga, um dos diretores colegiados da agência, assuma o cargo.
Além de Christian de Castro, outros quatro servidores também foram afastados para cumprir a decisão judicial da 5ª Vara Federal Criminal. São eles: Magno de Aguiar Maranhão Junior, Juliano Cesar Alves Vianna, Marcos Tavolari e Ricardo César Pecorari.
“Que seja proibido o acesso às dependências da Ancine e que seja promovido o bloqueio nos sistemas informatizados da Agência de todos os servidores indicados”, diz o comunicado no Diário Oficial.
Christian foi nomeado para ser o diretor-presidente da Ancine no início de 2018 e seu cargo se estenderia até outubro de 2021.
Veja também: Ancine cortará 30 funcionários
Compartilhe:
- 0 medalha