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31 Julho 2019 | Thaís Lemos

Especialistas em exibição e distribuição ministram curso em São Paulo

As inscrições já estão abertas e o curso tem início em 6 de agosto no Instituto de Cinema

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(Foto: Divulgação)

O curso de especialização Exibição e Distribuição Cinematográfica, do Instituto de Cinema, em São Paulo (SP), tem início na próxima terça-feira (6), com a proposta de qualificar profissionais que desejam trabalhar no setor. O curso reúne diversos profissionais especialistas que abordarão temas como vendas, marketing, programação, VPF, políticas públicas, distribuição, entre outros.

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A grade será dividida em três módulos. O primeiro apresenta um panorama do mercado audiovisual atual, B.I. e BigData. O segundo módulo aborda a distribuição, levando temas como área de vendas e marketing, e o último falará sobre exibição, trazendo assuntos como programação de conteúdos, VPF, tendências e salas populares.

Ana Paula Caldas, diretora comercial do KinoGroup e idealizadora do curso, contou que a ideia surgiu de uma pesquisa informal sobre a necessidade do conteúdo para exibidores e distribuidores. “O objetivo é fazermos dois cursos por ano, além de formações mais intensivas e compactas para levarmos para outras regiões do Brasil”, completou.

Entre o quadro de professores estão Roberta Fraissat, diretora da área de cinema para a Disney no Brasil, David Turkie, ex-diretor de vendas da joint operation Fox e Warner, Leticia Santinon, gerente de difusão do Circuito Spcine, Suzana Lobo, diretora de operações do Grupo Quanta, David Trejo, diretor da Cinecolor do Brasil, Melanie Schroot, diretora geral da Comscore Movies no Brasil, Roberto Lima, ex-diretor da Ancine e atual CEO da Pyxis Produções Artísticas, Steven Phill, chefe do Núcleo de Cinema de Impacto na ANCINE e diretor executivo no Instituto de Cinema de São Paulo e Sherlon Adley, diretor comercial e de programação da Cinesystem.

“No Instituto de Cinema percebemos que muitos alunos querem produzir seus filmes e não se preocupam em como exibí-los e o que isso envolve. O objetivo é qualificar o mercado produtor para que eles saibam quais circuitos optar para determinado tipo de conteúdo, bases para a negociação de film rental e negociações especiais que envolvem mídia, patrocínio e cross marketing”, afirmou Ana.

David Turkie, que falará sobre questões de venda sobre o olhar de uma distribuidora, acredita que o curso é inovador e conta com enfoque mercadológico. “É muito importante formar novas pessoas. Eu não lembro de ter visto isso antes, principalmente com foco no mercado”, declarou. Para Leticia do Circuito Spcine, o curso supre uma lacuna de formação do mercado audiovisual. “Será uma experiência gratificante poder compartilhar minha experiência ao lado de excelentes profissionais”, afirmou a executiva, que discutirá sobre formação de platéias.

Quem abordará a transmissão de eventos ao vivo em salas de cinema será David Trejo, que pretende explicar de maneira aprofundada sobre como funciona essa distribuição de conteúdos via satélite, tanto de filme como de conteúdos alternativos e eventos ao vivo que precisam de um formato distinto, bem como traçar um panorama da evolução da tecnologia, discutindo seus avanços e possibilidades para o futuro. “Existem muitos profissionais que trabalham em áreas distintas do setor, que tem conhecimento profundo da área de especialização, mas sentimos falta de um conhecimento geral”, afirma Trejo, que acredita que o curso permitirá que os alunos tenham um foco maior no mercado.

Com atuação tanto no setor público quanto no privado, Roberto Lima, ex-diretor da Ancine, abordará as políticas públicas em sua aula. “Estive dos dois lados desse complexo relacionamento entre poder público e mercado. No campo da indústria cultural a presença eficiente e não dirigista do Estado é fundamental, e o poder público precisa dialogar com o setor sempre, sem que isso signifique captura ou ingerência”, disse Lima, que acredita que o curso contribua para esclarecer como as políticas são e porque elas foram desenhadas da forma que estão.

Outro assunto que também envolve a parceria público-privada é o VPF (Virtual Print Fee), que será abordado por Suzana Lobo. “O curso foi estruturado com foco na prática e com professores que são uma referência no mercado.  Espero passar aos alunos a minha experiência de trabalhar no desenvolvimento e implementação de um projeto nacional, expor os acertos e erros, a dinâmica das relações governamentais, os desafios de investimentos em parcerias público–privadas e o impacto real que ações colaborativas podem representar ao setor”, afirmou a profissional.

Analisando as transformações tecnológicas e o impacto do Data Science e da Inteligência Artificial no mercado audiovisual, Paulo Pereira, ex-diretor comercial e de marketing da Cinépolis, mostrará como trabalhar com decisões com base em dados, algoritmos, conhecer o consumidor e personalização de conteúdos. “Passaremos por uma grande transformação no mercado nos próximos dois anos, e precisamos ter uma visão disruptiva para mudar a maneira como vemos as coisas”, afirmou Pereira.

O curso de especialização Exibição e Distribuição Cinematográfica, do Instituto de Cinema, tem início na próxima terça-feira (6), e se estende até o dia 31 de outubro. Para conferir mais detalhes e fazer sua inscrição, entre no site.

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