16 Julho 2019 | Renata Vomero
Bilheteria italiana cresce apesar de início de ano lento
Faturamento e venda de ingressos aumentaram 5%
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Segundo informações do Screen Daily, tanto a bilheteria, quanto a venda de ingressos cresceram 5% na primeira metade de 2019, isso comparado ao mesmo período de 2018. O aumento acontece logo depois de três meses de dificuldades nos cinemas italianos, que apresentaram uma queda de 10% nas receitas.
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O combo da Disney formado por Vingadores: Ultimato, Aladdin e Dumbo ajudaram a impulsionar esse crescimento. Os três filmes faturaram US$ 33,7 milhões, US$ 16,8 milhões e US$ 12,6 milhões respectivamente. Esses valores ajudaram a compensar as bilheterias de Alita: Anjo de Combate (Fox) e Uma Aventura Lego 2 (Warner) e Bentornato Presidente, uma comédia nacional, que performaram abaixo do esperado com respectivos US$ 2,4 milhões, US$ 2 milhões e US$ 1,6 milhões.
Os analistas atribuem esse crescimento a uma nova lei de cinema no país, que incentiva que os cinemas e distribuidoras invistam nos lançamentos durante o verão, época que tradicionalmente é mais fraca, fazendo, inclusive, com que diversos cinemas fechem devido à queda de público. Isso surtiu efeito também por conta do lançamento de bons filmes, como Toy Story 4 (Disney), que rendeu US$ 4,1 milhões até hoje e John Wick - Parabellum (Paris), que faturou US$ 3,5 milhões. Além disso, o período contou com o lançamento de X-Men: Fênix Negra (Fox), que rendeu US$ 2,8 milhões, apesar de que a mídia afirma que ele teria sido mais rentável caso lançado no outono.
Filmes independentes e de arte também tiveram um aproveitamento no país, foi o caso de cinebiografia de Van Gogh, No Portal da Eternidade (Diamond), estrelada por Willem Dafoe, que faturou US$ 4,4 milhões, quase metade de toda arrecadação do filme na Europa. Outros longas que agradaram os italianos foram A Menina e o Leão (Paris) com US$ 6,4 milhões, Dor e Glória (Universal), de Pedro Almodóvar, com US$ 3,3 milhões e abertura de US$ 1,2 milhão, o que rendeu a melhor abertura do diretor na Itália. Além disso, Cafarnaum (Sony), muito bem recebido pela crítica, teve bilheteria de US$ 1,1 milhão, tornando a Itália o segundo maior mercado para o filme, depois da China.
Em termos de cinema regional, no entanto, a bilheteria performou abaixo do esperado. O aguardado terror de Luca Guadagnino e muito bem aclamado pelos festivais internacionais, Suspíria – A dança do Medo (Playarte Pictures) rendeu US$ 1,2 milhões. Enquanto Romulus & Remus: The First King, que custou US$ 9 milhões, rendeu bilheteria de US$ 2,4 milhões. A exceção fica por conta de O Traidor (Pandora), de Marco Bellochio, o filme foi lançamento ao mesmo tempo que fazia sua estreia em Cannes, o que gerou uma boa visibilidade ao longa, resultando em uma bilheteria de US$ 4,7 milhões.
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