18 Junho 2019 | Thaís Lemos
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro revela indicados
"Chacrinha - O Velho Guerreiro" disputa em 12 categorias
Compartilhe:
A Academia Brasileira de Cinema divulgou ontem (17) a lista com os filmes finalistas da 18ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que acontece em 14 de agosto e será transmitido pelo Canal Brasil.
Publicidade fechar X
Chacrinha – O Velho Guerreiro (Downtown/Paris), é o campeão de indicações e disputa o Troféu Otelo em 12 categorias. Já O Grande Circo Místico (H2O), escolhido para representar o cinema brasileiro no Oscar deste ano, conta com 10 indicações. Benzinho (Vitrine), dirigido por Gustavo Pizzi, foi indicado em 9 categorias. Os finalistas foram escolhidos pelos sócios da Academia, em votação auditada pela PwC, mesma empresa que realiza a apuração do Oscar.
A premiação conta com quatro categorias inéditas, sendo elas melhor filme ibero-americano lançado no Brasil, melhores séries brasileiras de produção independente de ficção, documentário e animação exibida na TV por assinatura e OTT.
“O Grande Prêmio apresenta um vasto panorama da indústria audiovisual brasileira e os profissionais e filmes finalistas refletem a pluralidade do nosso cinema”, disse Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema, em comunicado oficial.
Zezé Motta será homenageada nesta edição, que tem como tema a música no cinema. Peixonauta – O Filme (Riofilme), único longa-metragem de animação inscrito, receberá uma menção honrosa. O Grande Prêmio de Cinema Brasileiro deste ano reuniu 74 longas de ficção, 67 documentários, 2 longas infantis, 55 curtas nacionais, 43 longas estrangeiros e 11 longas ibero-americanos. No total, 1986 profissionais foram inscritos e mais de 200 concorrem ao prêmio.
O 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem patrocínio da TV Globo e do Canal Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Compartilhe:
- 0 medalha