27 Maio 2019 | Fernanda Mendes
Venda de ingressos cresce na Colômbia
Em contrapartida, a arrecadação caiu
Compartilhe:
Os números da bilheteria colombiana em 2018 foram divulgados pela Proimágenes Colombia e os resultados dividem opiniões. A arrecadação no ano passado caiu em 2% indo para US$ 151,7 milhões, já a venda de ingressos cresceu em 2,4% levando 64,09 milhões de pessoas aos cinemas.
Publicidade fechar X
No total foram 360 lançamentos no país e a participação do mercado regional foi mínima. Entre os títulos que estrearam nos cinemas apenas 11% (41 produções) foram colombianas. A bilheteria, aliás, para filmes regionais, caiu 38%, arrecadando US$ 4,7 milhões. A venda de ingressos também caiu de 6% em 2017 para 3,4% (2,1 milhões de entradas).
Em contrapartida, dominando o mercado local, os filmes de Hollywood representaram 41% dos 360 lançamentos do ano passado, vendendo 53 milhões de ingressos.
Os filmes europeus tiveram uma participação de 4% na venda de ingressos (2,15 milhões) e 27% de todos os filmes lançados vieram do continente (95). Os filmes latino-americanos representaram 1% do total de ingressos (341 mil) e representaram 7% (25) de todos os filmes lançados em 2018.
Cidades
Medelín foi a cidade com maior número na venda de ingressos, subindo 4,5% em relação a 2017, registrando 5,87 milhões de entradas. Os tickets em Bogotá também aumentaram em 1,3%, tendo 21 milhões de público. Já Barranquilla caiu em 2,2% levando 2,1 milhões de pessoas aos cinemas.
O número de ingressos por pessoa na Colômbia praticamente se manteve, registrando 1,29 tickets por pessoa. O preço do ingresso caiu em 3,8% sendo cobrado em média US$ 2,37 por ticket.
Outro dado interessante é que o país registrou 91 novas salas de cinema ano passado, sendo que agora a Colômbia tem 1,172 mil telas.
Compartilhe:
- 0 medalha