27 Maio 2019 | Renata Vomero
Lançamento de "Aladdin" fica no topo da bilheteria mundial
Estimativas são de que live-action da Disney alcance US$105 milhões domesticamente com feriado nos EUA
Compartilhe:
O feriado prolongado do Memorial Day nos EUA, que acontece sempre na última segunda-feira de maio, costuma ser alvo de grande expectativa por parte dos estúdios, neste ano a Disney ficou apreensiva com o lançamento de seu aguardado live-action Aladdin, que estreou no país na sexta-feira (24) e conseguiu até este domingo a marca dos US$ 86,1 milhões na América do Norte, tornando-se o topo da bilheteria na região. O longa também lidera a bilheteria mundial com arrecadação de US$ 207,1 milhões. As informações são da Comscore.
Publicidade fechar X
Os mercados globais continuam aprovando o terceiro filme da franquia John Wick. A ação estrelada por Keanu Reeves rendeu a John Wick: Parabellum (Paris) um total de US$ 49,1 milhões em sua segunda semana nos cinemas do mundo todo. O longa fez US$ 92,2 milhões em seu fim de semana de estreia e foi responsável por frear a soberania de Vingadores: Ultimato (Disney) ao redor do mundo, o filme da Marvel, inclusive, não figura entre as três maiores bilheterias mundiais deste fim de semana e arrecadou apenas US$ 32 milhões.
Quem conquistou os espectadores de uma vez por todas foi Pokémon: Detetive Pikachu (Warner) que faturou US$37,6 milhões neste fim de semana e já tem um rendimento acumulado de US$352,9 milhões no mundo inteiro. Apesar do grande sucesso no mercado chinês, neste fim de semana a história inspirada no desenho japonês perdeu espaço para Aladdin, que arrecadou US$18,7 milhões no país, tendo Detetive Pikachu faturado US$7,5 milhões, ao todo isso rende ao filme US$83,3 milhões na China. O live-action da Disney dominou inclusive os mercados asiático e latino-americano, garantindo uma bilheteria internacional, excluindo-se a doméstica, de US$121 milhões.
América do Norte
Conforme comentado, a emenda do feriado desta segunda-feira nos EUA, o Memorial Day, costuma ganhar bastante atenção do mercado quanto à arrecadação de bilheteria. Segundo informações do Box Office Mojo, a estimativa é que Aladdin (Disney) conquiste US$105 milhões neste dia, se alcançar este valor, ou até mesmo US$110 milhões que é o estimado pelo próprio estúdio, o live-action poderá entrar para as 5 maiores estreias deste feriado da história. O filme que encabeça essa lista atualmente é Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (Disney, 2007) que fez US$139 milhões nos quatro dias do feriado daquele ano.
Assim como na bilheteria mundial, John Wick: Parabellum (Paris) segue com bom faturamento em sua segunda semana em cartaz na América do Norte. O longa arrecadou US$24,3 milhões, no entanto, apesar do bom número, a história sofreu uma queda de arrecadação de 57% se comparado ao fim de semana passado.
A bilheteria doméstica de Vingadores: Ultimato (Disney) continua rendendo bons frutos ao filme, que faturou US$16,8 milhões e já tem um acumulado de US$798 milhões.
Pokémon: Detetive Pikachu (Warner) caiu em arrecadação 47% com relação ao fim de semana passado, apesar de estar entre as três maiores bilheterias do mundo, a produção faturou US$13,3 milhões na América do Norte.
Além de Aladdin, a programação da região também incluiu a estreia do terror Brightburn – Filho das Trevas (Sony), a produção que tem na narrativa a subversão do gênero de heróis abriu com US$7,5 milhões.
Outro aguardado lançamento desta semana foi o filme Fora de Série (Imagem Filmes)que marca a estreia da atriz Olivia Wilde como diretora. A comédia fez neste fim de semana US$ 6,5 milhões e contou com apelo da cineasta no Twitter para que fosse visto nos cinemas: “Qualquer um que esteja guardando outro dia para ver Fora de Série, considere vê-lo hoje. Nós estamos sendo engolidos pelos grandes filmes e precisamos de sua ajuda. Não dê aos estúdios uma desculpa para não aprovarem filmes feitos sobre e por mulheres”, enfatizou a cineasta em sua rede social. O filme estreia em 13 de junho no Brasil.
América Latina
Aladdin (Disney) também domina os mercados da América Latina. Na Argentina o filme vendeu 278,9 mil ingressos, no Chile o live-action levou 142,8 mil pessoas aos cinemas. 333,4 mil peruanos foram conferir o lançamento da Disney, além dos 42 mil bolivianos, 13,3 mil uruguaios e 9,2 mil paraguaios.
Compartilhe:
- 0 medalha