17 Maio 2019 | Thais Lemos
Pela primeira vez, mulher negra concorre a Palma de Ouro em Cannes
Mati Diop concorre pelo longa "Atlantiques"
Compartilhe:
A diretora Mati Diop é a primeira mulher negra no Festival de Cannes a ser selecionada para competir pela Palma de Ouro. O evento teve início na última terça-feira (14) e acontece até dia 25, na França
Publicidade fechar X
Diop é filha de pai senegalês e mãe francesa, e concorre na premiação com Atlantiques (ainda sem nome e distribuidora confirmados no Brasil). A história mostra refugiados que arriscam suas vidas cruzando o oceano rumo à Europa.
O longa foi exibido ontem (16) durante o evento, e recebeu boas críticas na imprensa internacional. A BBC disse que Atlantiques é um “romance obsessivo, que começa como um retrato gritante da divisão de classes no Senegal, mas se transforma em algo profundamente diferente e original, sem jamais perder seu foco político”.
O britânico The Guardian deu 4 de 5 estrelas, afirmando que o filme tem “um mistério sedutor”. Já a Variety, disse que rapidamente os espectadores se sentem envolvidos nos laços emocionais das personagens.
Apesar da chegada de uma diretora negra entre os concorrentes à Palma de Ouro, o Festival de Cannes conta apenas com quatro longas dirigidos por mulheres entre os 21 indicados a competição.
Compartilhe:
- 1 medalha