22 Março 2019 | Thais Lemos
Home entertainment conquista renda maior do que de cinemas
Pesquisa realizada pela MPAA combina dados de ambos os setores pela primeira vez
Compartilhe:
A Motion Picture Association of America (MPAA) divulgou uma análise sobre o consumo de cinema e de home entertainment. Essa é a primeira vez que o relatório combina dados de ambos os setores e mostra que o mercado global de entretenimento aumentou 9% em 2018, gerando US$ 96,8 bilhões.
Publicidade fechar X
A bilheteria global de cinema acumulou US$ 41,1 bilhões em 2018. Já o home entertainment, que combina dados de streamings e canais de TV a cabo, cresceu 16% no mesmo ano, totalizando US$ 55,7 bilhões.
Charles Rivkin, CEO e diretor da MPAA, disse em nota oficial que o mercado de hoje é dinâmico, e que as histórias ganham vida nos cinemas, em casa e em qualquer lugar. “Nossas empresas continuam entregando conteúdo onde, quando e como o público quer”, completou.
No setor de cinema, a Ásia aumentou sua bilheteria em 5% em 2018, registrando US$ 16,7 bilhões, sendo impulsionada pela China, que apresentou um ganho de 12%. Já a Europa, a África e o Oriente Médio tiveram uma queda de 3%, totalizando US$ 9,8 bilhões. As bilheterias da Rússia e da Alemanha tiveram uma queda de 14%, enquanto a do Reino Unido aumentou 2%.
A América Latina também teve uma queda significativa de 22%, registrando US$ 2,7 bilhões na região. No Brasil, a queda teve um percentual semelhante, enquanto a desvalorização do câmbio levou a Argentina a registrar uma queda de 41% em sua bilheteria. O México obteve uma queda de 2%.
Além disso, foi observado que a bilheteria do cinema 3D caiu 20% em relação a 2017 em todo o mundo. As salas de cinema tiveram um aumento de 7%, atingindo quase 190 mil telas e 97% das salas do mundo no final de 2018 eram digitais.
A China foi o território que apresentou maior desempenho de bilheteria, depois da América do Norte, com US$ 9 bilhões, seguido do Japão com US$ 2 bilhões. O Reino Unido teve US$ 1,7 bilhão. A Coreia do Sul e a França acumularam US$ 1,6 bilhão e a Índia teve US$ 1,5 bilhão.
América do Norte
A região norte-americana também foi analisada, mostrando que a bilheteria cresceu 7%, registrando o recorde de US$ 11.9 bilhões, mesmo em meio a uma queda de 3% nos lançamentos de filmes, totalizando 758 estreias. 75% da população foi ao cinema pelo menos uma vez em 2018.
A região também registrou uma receita maior nas assinaturas de streaming em comparação a televisão a cabo, e agora os norte-americanos passam 52% do seu tempo em uma plataforma digital.
Para conferir o relatório completo, clique aqui.
Compartilhe:
- 0 medalha