18 Março 2019 | Renata Vomero
Cinépolis e Pandora levarão cinema independente a 25 cidades brasileiras
"Caixa de Pandora" lançara longas da distribuidora quinzenalmente em sessões diárias da rede
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A Cinépolis e a Pandora Filmes realizaram evento nesta sexta-feira (15) para anunciar o novo projeto proveniente da parceria entre as empresas. Apresentado no cinema da rede do shopping JK Iguatemi de São Paulo, o Caixa de Pandora deverá apresentar filmes independentes da distribuidora em 25 salas da Cinépolis espalhados pelo Brasil. “É necessário desenvolver um trabalho quase que cineclubista, porque o Brasil teve uma tendência muito forte de cinema de arte, tendo seu auge nos anos 1990, mas isso vem declinando. Hoje o espaço é dos blockbusters”, comentou Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis no Brasil.
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Até maio, serão exibidos longas quinzenalmente escolhidos pela Pandora Filmes e que tenham ganhado espaço nos principais festivais internacionais. “Pegamos os melhores filmes que tínhamos no ano para levarmos para as pessoas essa variedade”, revelou André Sturm, sócio da Pandora. Os títulos que fazem parte do projeto são: Quando Margot Encontra Margot, O Mau Exemplo de Cameron Post, A Sombra do Pai e Compra-me um Revólver. Os filmes não foram separados por nacionalidade e sim pelo potencial de interessar o público. “São os filmes mais interessantes que a gente acredita que tenha essa força para atrair os fãs de cinema nas condições maravilhosas das salas da Cinépolis. Tanto faz se é um longa brasileiro, coreano, francês, acreditamos no potencial de cada um deles”, afirmou Paula Cosenza, sócia da Pandora.
O projeto também tem como principal característica levar esses filmes para regiões que estejam fora do eixo Rio-SP, já que a Cinépolis tem unidades espalhadas por todo o Brasil, como Manaus, Belém, João Pessoa, Caxias do Sul, Santa Maria e muitos outros lugares. “Exibiremos em cidades que nunca exibimos antes e que agora terão acesso aos nossos filmes. Queremos ampliar o espaço para esses filmes,” revelou Sturm.
Com o projeto, as duas companhias visam criar novamente um público voltado para filmes independentes ou de arte, abrangendo a variedade de produções no circuito nacional. “Teremos uma sessão diária em praticamente todos os nossos cinemas. Nossa intenção é formar de novo essa plateia, se tiver público, aumenta o número de sessões e aumenta o número de exibições”, explica Gonzaga. “O público tem vontade de ver esses filmes, mas eles não estão à disposição, então, as pessoas perderam o hábito de ir ver esse tipo de produção”, complementou Sturm.
O primeiro longa a ser apresentado será Quando Margot Encontra Margot, que entrará em cartaz no dia 4 de abril; seguido por O Mau Exemplo de Cameron Post, com estreia em 18/04; A Sombra do Pai, em 2 de maio, e Compra-me um Revólver, dia 16/05.
Outros projetos
A Cinépolis vem se preocupando em atrair o público para filmes fora do mainstream há algum tempo. Primeiro com o projeto Cinema de Arte da Cinépolis que desde 2014 traz uma programação com filmes de autor para regiões que não costumam receber estes títulos. Antes apenas nas capitais nordestinas do país, hoje o programa se estende também para Manaus e cidades paulistas como Barueri, Jundiaí e Ribeirão Preto.
Além disso, no ano passado a exibidora lançou o Selo de Garantia Cinépolis, projeto que já existia na rede no México. O programa é uma espécie de “selo de qualidade” da exibidora dado a lançamentos médios que são recomendados aos espectadores. A ideia que esses filmes possam atingir 70% do circuito da exibidora e, com isso, aumentem em no mínimo 10% de seus respectivos market shares.
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