25 Fevereiro 2019 | Thais Lemos
Fox é a distribuidora mais premiada do Oscar 2019
"Bohemian Rhapsody" foi o destaque da noite com 4 estatuetas
Compartilhe:
Ontem (24) aconteceu o Oscar, premiação que envolveu diversas polêmicas na edição deste ano. Além de não contar com apresentador, o evento abriu espaço pela primeira vez para conteúdos de streaming.
Publicidade fechar X
A Fox foi a distribuidora mais premiada com 5 estatuetas. Quatro delas foram para Bohemian Rhapsody, que ganhou nas categorias Melhor Ator, pela interpretação de Rami Malek como Freddie Mercury, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Mixagem de Som. Como atriz, Olivia Colman levou o prêmio pela sua atuação em A Favorita.
Essa pode a última vez que a distribuidora participa do Oscar por conta da sua fusão com a Disney, que deve se consolidar ainda este ano.
Logo atrás apareceu a Netflix com 4 prêmios. Pela primeira vez a Academia abriu espaço para filmes de streaming e Roma foi o grande destaque da empresa. O longa, que foi distribuído no Brasil pela Vitrine, conquistou os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Filme de Língua Estrangeira e o mexicano Afonso Cuarón ganhou na categoria de Melhor Diretor. Absorvendo o Tabu que levou a melhor em documentário curta-metragem também é da gigante do streaming.
Green Book – O Guia, distribuido pela Diamond no Brasil, conquistou três prêmios, incluindo de Melhor Filme, considerada a principal categoria do Oscar. O longa também levou as estatuetas de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Mahershala Ali.
Com essas vitórias, a Diamond soltou um comunicado oficial aos exibidores. ”Temos a certeza que teremos grande procura pelo filme na próxima semana e por isso estaremos expandindo o circuito do filme”, disse Thiago O. Souza, gerente de vendas.
Com Pantera Negra, a Disney fez história. Essa foi a primeira vez que um filme de super-herói foi indicado a categoria de Melhor Filme. Além disso, o longa levou as estatuetas de trilha sonora, direção de arte, dado pela primeira vez para uma mulher negra, e ganhou como Melhor Figurino, sendo dado o prêmio pela primeira vez a um profissional negro, a estilista Ruth E. Carter.
A Universal e a Sony levaram dois prêmios cada. A Universal ganhou em Melhor roteiro adaptado com Infiltrado na Klan e efeitos visuais com O Primeiro Homem. Já a Sony levou os prêmios de atriz coadjuvante, pela atuação de Regina King em Se a Rua Beale Falasse e melhor animação com Homem-Aranha no Aranhaverso.
A Warner Bros. e a Imagem conquistaram uma estatueta cada. A canção Shallow, interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper em Nasce Uma Estrela foi a vencedora da Warner Bros., enquanto Vice, da Imagem, levou o prêmio de maquiagem e penteado.
É importante salientar que, nesta edição do Oscar, o maior número de artistas negros foram premiados, em um total de seis categorias.
Confira a lista completa dos ganhadores:
Fox – 5
Netflix - 4 (sendo três com a Vitrine Filmes)
Disney – 3
Diamond – 3
Universal – 2
Sony – 2
Warner Bros – 1
Imagem - 1
Melhor filme
Green Book – O Guia (Diamond)
Ator
Rami Malek - Bohemian Rhapsody (Fox)
Atriz
Olivia Colman - A Favorita (Fox)
Diretor
Afonso Cuarón – Roma (Vitrine/Netflix)
Atriz coadjuvante
Regina King - Se a Rua Beale Falasse (Sony)
Trilha sonora original
Pantera Negra (Disney)
Ator coadjuvante
Mahershala Ali – Green Book - O Guia (Diamond)
Roteiro adaptado
Infiltrado na Klan (Universal)
Roteiro original
Green Book – O Guia (Diamond)
Edição
Bohemian Rhapsody (Fox)
Fotografia
Roma (Vitrine/Netflix)
Filme de língua estrangeira
Roma (Vitrine/Netflix)
Melhor animação
Homem-Aranha no Aranhaverso (Sony)
Canção original
Shallow de Nasce Uma Estrela (Warner Bros.)
Figurino
Pantera Negra (Disney)
Edição de som
Bohemian Rhapsody (Fox)
Mixagem de som
Bohemian Rhapsody (Fox)
Direção de arte
Pantera Negra (Disney)
Efeitos visuais
O Primeiro Homem (Universal)
Maquiagem e penteado
Vice (Imagem)
Documentário
Free Solo
Documentário curta-metragem
Absorvendo o Tabu (Netflix)
Curta-metragem
Skin
Curta de animação
Bao
Compartilhe:
- 0 medalha