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10 Fevereiro 2014 | Redação

Brasileiros insatisfeitos reclamam mais na internet

Meio online é o mais utilizado para reclamações

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(Foto: Banco de Imagens)

Os clientes estão usando mais as redes sociais para reclamar das experiências ruins que tiveram com as empresas. É o que releva a pesquisa Accenture Global Consumer Survey, que em 2013 entrevistou 12 mil consumidores em 32 países (500 deles no Brasil, equivalentes a 4% da pesquisa global) - a maior amostragem de todas as edições desde que este estudo começou a ser realizado, em 2005.

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De acordo com os dados da edição 2013, 39% dos consumidores de países emergentes que responderam a consulta escreveram posts negativos em alguma rede social, sobre a experiência que tiveram com as empresas, 1% a menos do que em 2012. E exatos 88% contaram aos familiares e amigos sobre a experiência ruim que tiveram como clientes, 3% a menos do que na edição anterior.

Já entre os consumidores brasileiros a insatisfação é ainda mais elevada. Os dados da pesquisa da Accenture relativos ao nosso país estão acima da média, com 42% dos entrevistados postando reclamações sobre alguma experiência ruim em suas relações de consumo nas redes sociais. A média global para esse item é de 29%. O meio on-line também foi o mais utilizado pelos entrevistados, em 2013, para buscar informações. Mais de um terço dos consumidores em todo mundo também informa utilizar uma ou mais fontes on-line para aprender sobre os produtos e serviços das empresas e acessar os sites por meio do telefone celular ou tablet. Isso acontece com mais frequência nos mercados emergentes do que nos mercados maduros.

Na última edição da Revista Exibidor você encontra uma matéria especial falando sobre o poder do Facebook. Leia aqui.

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