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20 Fevereiro 2019 | Thais Lemos

Projeto de Lei quer limitar tempo de propaganda nos cinemas

Autor da proposta afirma que há relatos na mídia de reclamações dos consumidores

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(Foto: Shutterstock)

Recentemente, a Câmara dos Deputados publicou o Projeto de Lei (PL 26/2019) que deseja limitar o máximo de quinze minutos para veiculação de propagandas antes do início dos filmes exibidos nas salas de cinema. A proposta está em análise.

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Para o autor Welinton Prado (Pros-MG), “não raro há relatos na mídia de reclamações de consumidores contra elevado número de propagandas veiculadas antes do início das sessões”, segundo informações do portal Paraíba Online. De acordo com o texto do projeto, o descumprimento da norma se configura em prática abusiva e sujeita às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Em entrevista ao Portal Exibidor, Daniela Bruno, diretora geral da Preshow, disse que se aprovada, a lei não irá impactar no modelo atual de trabalho da empresa, que já comercializa menos de 15 minutos por sessão, “considerando não apenas o bem-estar do cine-espectador como também a sua boa receptividade em relação aos comerciais exibidos”, completou a executiva.

A propaganda é um meio de comunicação com o público, onde mensagens institucionais e também mídia de empresas são divulgadas, segundo Beatriz Schmidt, diretora de marketing do Itaú Cinemas, para ambas as executivas, nenhuma crítica referente aos anúncios foram realizadas durante o período em operação.

Por ainda se tratar de um projeto, ainda não há especulações entre o mercado publicitário. “A mídia cinema é apontada entre as menores participações do investimento publicitário como um todo. Não houve até o momento nenhum impacto no mercado”, disse Daniela.

A Flix Media e a Cinemark foram procuradas pelo Portal Exibidor, mas preferiram não se manifestar sobre o assunto.

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