07 Novembro 2018 | Roberto Sadovski
Conteúdo e dados do consumidor apontam o futuro da publicidade no cinema
Flix Media reuniu o mercado para apresentar novas formas de planejar a mídia
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A Flix Media, empresa de comercialização de mídia em cinema no Brasil, reuniu um grupo de exibidores, distribuidores e publicitários no evento Flix me UP! Criatividade Além da Tela, para apresentar os maiores lançamentos de cinema para 2019, além de mostrar o crescimento e a importância da publicidade em tela.
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Cristiano Persona, diretor comercial da empresa, abriu o evento mostrando o alcance da Flix, que hoje está presente em 276 complexos e 1.829 telas, além de 25 milhões de visitantes por mês em suas plataformas digitais. O executivo definiu o cinema como uma mídia de massa, segmentada e sem dispersão, que movimenta a plateia com mais força que, por exemplo, o Campeonato Brasileiro: a competição de futebol mobilizou 6 milhões de pessoas em dez meses, ao passo que um lançamento como Vingadores: Guerra Infinita atingiu 14 milhões de pessoas em dois meses.
A atenção com o mundo digital foi o motor que impulsionou a criação do Alfred, app da empresa que serve como guia e rede social para os cinéfilos, definido como mais um passo não só para levar as pessoas ao cinema, mas também para mudar a forma como esse público se relaciona com o cinema. Com 100 mil usuários ativos em dois meses de lançamento, o Alfred consegue não só informar o usuário dos filmes em cartaz, mas também indicar filmes que se encaixem em cada perfil e, principalmente, coletar dados sobre esse mesmo público. Dessa forma, a publicidade consegue ser segmentada e mais eficiente.
O evento também contou com uma palestra de Paul Yanover, presidente da Fandango, maior rede digital de informações sobre filmes e venda de ingressos no mundo. O sucesso da Fandango pode ser resumido em uma palavra: interação. Em vez de simplesmente listar filmes em cartaz e disponibilizar a compra de ingressos, a rede dedicou-se a produzir conteúdo, frequentemente em parceria com os grandes estúdios, para oferecer opções diferenciadas ao mercado anunciante. É a confirmação de um movimento abraçado pela Flix Media, que tem trilhado esse caminho com ações pontuais com marcas e com distribuidores, produzindo conteúdo, aumentando a interação com o público e usando dados cada vez mais precisos para entender quem vai ao cinema, como esse público consome entretenimento e a longevidade do impacto de cada ação.
A cereja no bolo que coroou o Flix me UP! foi uma palestra de Ed Catmull, presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios. Responsável por algumas das inovações tecnológicas e criativas mais importantes do cinema nas últimas décadas, Catmull pontuou sua palestra nas “forças invisíveis” que se colocam no caminho da inspiração. Sua lição principal foi aprender a abraçar o fracasso, aprender com ele e não deixar com que as falhas fiquem no caminho do sucesso. “Boa parte dos filmes da Pixar começaram como projetos completamente diferentes”, disse. “Não há fórmula certa para criar um produto bem-sucedido. O que existe é o espírito colaborativo, sem ego e determinado.”
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