01 Outubro 2018 | Roberto Sadovski
Premiação em San Sebastian torna-se plataforma política
Cineastas usaram o festival espanhol como palco para denunciar a escalada do fascismo
Compartilhe:
O drama espanhol Entre Dos Aguas foi o vencedor do prêmio Golden Shell no Festival Internacional de San Sebastian, encerrado no sábado, 29 de setembro. Ao entregar o prêmio ao diretor do longa, Isaki Lacuesta, o presidente do júri, o americano Alexander Payne, ressaltou o “retrato social que convida o público a descobrir a vida dos protagonistas”. O filme, uma continuação de Ka Leyenda del Tiempo, realizado pelo próprio Lacuesta em 2006, acompanha a vida de dois irmãos de uma família de ciganos em uma trama de reconciliação e redenção.
Publicidade fechar X
Apesar do prêmio, o grande vencedor do festival foi mesmo o argentino Vermelho Sol (Vitrine Filmes), laureado nas categorias de melhor fotografia (Pedro Sotero), melhor ator (Dario Grandinetti) e melhor diretor para Benjamin Naishtat. “Com este prêmio, todos vão escrever o quanto a indústria do cinema argentina está indo bem”, disse Naishtat. “Mas a verdade é que o Ministério da Cultura da Argentina foi fechado semana passada pela política cultural improvisada do governo Mauricio Macri.” Ele desceu do palco com um recado: “A cultura forma parte da dignidade de um povo, e não pode ser negociada”.
O mercado também foi agitado em San Sebastian. O diretor japonês Hiroshi Okuyama ganhou US$ 58 mil pelo prêmio de diretor estreante pelo drama Jesus – o valor é dividido com ele e com o distribuidor do longa na Espanha. Los Tiburones, estreia da uruguaia Lucia Garibaldi na direção, ganhou o 32nd Films in Progress Award, garantindo sua pós-produção e um espaço no circuito de festivais ano que vem. Seus direitos de distribuição ficaram com a Film Factory, que também adquiriu La Llorona, vencedor do fórum de coprodução Europa/América Latina.
Hollywood também deixou sua marca, colocando San Sebastian na mesma rota de Veneza e Toronto como plataforma para aumentar a visibilidade de grandes produções. Bradley Cooper esteve na cidade para apresentar seu Nasce Uma Estrela, projeta que ele dirige e divide a cena com Lady Gaga. E Chris Hemsworth levou o diretor Drew Goddard para apresentar o filme de encerramento do festival Maus Momentos no Hotel Royale (Fox).
Os vencedores:
- Golden Shell
- ENTRE DOS AGUAS, de Isaki Lacuesta
- Prêmio Especial do Júri
- ALPHA, THE RIGHT TO KILL, de Brillante Mendoza
- Diretor
- BENJAMIN NAISHTAT, por Vermelho Sol
- Atriz
- PIA TJELTA, por Blindsone
- Ator
- DARIO GRANDINETTI, por Vermelho Sol
- Fotografia
- PEDRO SOTERO, por Vermelho Sol
- Roteiro
- LOUIS GARREL e JEAN-CLAUDE CARRIERE, por L’Homme Fidèle
- e
- PAUL LAVERTY, por Yuli
Compartilhe:
- 0 medalha