27 Junho 2018 | Fernanda Mendes
Pesquisa revela alta desigualdade de gênero na indústria cinematográfica mundial
Apenas 35% dos cargos de alta responsabilidade são ocupados por mulheres
Compartilhe:
Uma pesquisa divulgada pela organização Birds' Eye View mostra a desigualdade de gênero entre os cargos na indústria cinematográfica mundial. O relatório se baseou na participação dos profissionais nos festivais de Cannes, Berlim e Santa Mônica (o American Film Market), entre 2009 e 2018.
Publicidade fechar X
Dividido em três categorias: alta responsabilidade (principais CEOs e diretores); média responsabilidade (chefes de departamentos e gerentes); e baixa responsabilidade (colaboradores, incluindo assistentes e coordenadores).
Um dado interessante é que apenas 35% dos cargos de alta responsabilidade são ocupados por mulheres. No caso dos de baixa responsabilidade, 64% dos cargos são de mulheres, e para média responsabilidade o número é de 51%. Durante os 10 anos analisados, apenas 22% dos participantes de alta responsabilidade nos mercados de Cannes, Santa Monica e Berlim eram mulheres. Em 2018, esse número foi de 38%.
No total, participaram da pesquisa mais de 48 mil profissionais de 18 países. Dentre os mercados, a Rússia e a China tiveram o melhor desempenho em termos de paridade de gênero, com mulheres em cargos de alta responsabilidade representando 49 e 47%, respectivamente. No extremo oposto, ficaram a Alemanha (27%) e a Índia (24%).
Já nos setores da indústria, as empresas de distribuição e produção mostraram maior desigualdade de gênero, com 71% dos cargos de alta responsabilidade para homens na distribuição e 69% na produção.
“Nós vemos filmes de mulheres se saírem muito bem em festivais e serem aclamados pela crítica, mas depois não chegam ao mercado. Estamos perdendo muito potencial comercial, além de valor crítico e cultural”, reforçou Mia Bays, líder da Birds’ Eye View.
Compartilhe:
- 0 medalha