Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estudo

21 Junho 2018 | Fernanda Mendes

2017 teve recorde de lançamentos nacionais, mas queda de público

ANCINE divulgou Informe com dados de distribuição do ano passado

Compartilhe:

(Foto: Paris | Downtown)

Nesta quarta-feira, dia 20, a ANCINE publicou no site OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual o Informe de Distribuição em Salas de 2017.

Publicidade fechar X

O ano foi marcado por diversos recordes. Primeiro, foram lançados 160 títulos brasileiros, o maior número desde 2009. Dentre os filmes nacionais, o de maior bilheteria foi Os Parças (Downtown/Paris), com 1,36 milhão de espectadores. Outro número interessante no mercado brasileiro, foi que pela primeira vez sete animações nacionais estavam entre os lançamentos, dentre elas: As Aventuras do Pequeno Colombo (Downtown/Paris), Bruxarias (Galeria), Bugigangue no Espaço (Imagem Filmes), Café - Um Dedo de Prosa, História Antes de Uma História, Historietas Assombradas - O Filme (Vitrine Filmes) e Lino - Uma Aventura de Sete Vidas (Fox).

Ainda, o número de documentários brasileiros teve um aumento de 40,9% em relação ao ano anterior. Já o número de ficções nacionais lançadas apresentou queda em 2017.

Na bilheteria total, o filme de maior público do ano foi Meu Malvado Favorito 3 (Universal), que levou quase 9 milhões de espectadores às salas.

Distribuidoras

A companhia com maior renda em 2017 foi a Disney, que arrecadou 19,1% do total da receita bruta do ano. Em relação aos filmes brasileiros, a distribuidora de maior renda bruta foi a parceria Downtown/Paris, seguida pela Imagem e Warner.

As distribuidoras nacionais ficaram com 20,1% da renda bruta gerada com a exibição de títulos brasileiros e estrangeiros no ano. No entanto, quando se analisa a renda arrecadada somente com a exibição de filmes nacionais, as distribuidoras nacionais ficaram com 90,6% da renda.

Queda no público

O total de público foi de 181,2 milhões, o que representou um pequeno recuo de 1,7% em relação a 2016. Os filmes nacionais também apresentaram uma queda de 42,9% no número de espectadores, fechando o ano com um público de 17,4 milhões.

Para acessar o informe completo, acesse o site.

Compartilhe:

  • 0 medalha