14 Junho 2018 | Vanessa Vieira
Futuro da Fox e público feminino são pautas de convenção europeia
Disputa por estúdios da Fox não foi diretamente debatida, mas marcou os bastidores do evento de Barcelona
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A CineEurope 2018 inevitavelmente se tornou um espaço para o mercado de cinema discutir polêmicas do setor como o futuro dos estúdios do conglomerado 21st Century Fox. A empresa teve compra pela Disney anunciada em 2017 e nova proposta da Comcast, que foi divulgada nesta quarta-feira (13) logo após decisão judicial nos EUA autorizando a fusão entre AT&T e Time Warner. A decisão representou um marco para o setor, tornando-se um precedente para próximas grandes aquisições entre gigantes dos segmentos de entretenimento, mídia e tecnologia.
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Durante o segundo dia (terça-feira, 12/06) da convenção em Barcelona (Espanha), no entanto, nada foi declarado oficialmente. As menções à compra da Fox pela Disney foram sutis como Kieran Breen, presidente internacional de marketing da Fox, tirando um par de orelhas estilo Mickey Mouse de seu terno em um vídeo antes da apresentação do lineup do estúdio. Stacey Snider, CEO da companhia, também reforçou que tudo que a empresa está fazendo é pela “sustentabilidade e vitalidade do mercado de cinema”.
Outro estúdio que mexeu com o público do evento foi a Paramount, que apresentou seu lineup no terceiro dia (13/06) da CineEurope com direito a executivo descendo ao palco em fio no estilo Missão Impossível. No caso, quem realizou o feito foi Mark Viane, presidente de distribuição internacional em cinema do estúdio.
Com o sucesso recente de Um Lugar Silencioso, que somou US$ 320 milhões mundialmente, e o um ano completo de Jim Gianopulos, presidente da Paramount, à frente do estúdio, a mensagem passagem pela companhia é de retomada e fortalecimento.
Já a apresentação da Disney, realizada também na quarta-feira (13), deu foco especialmente às franquias, reboots e versões live-action, com destaque para O Rei Leão, Aladdin e Dumbo.
Público feminino em foco
A expectativa hoje (14) é de ter o público espectador feminino em foco com o painel Wonder Women – Reaching Out to the Female Audience (Mulheres-Maravilha – Atingindo a audiência feminina, em tradução livre). A ideia principal do debate já foi abordada antes em outros conteúdos do evento: de que esse público ainda não é totalmente aproveitado pelo cinema. Os painéis sobre análise de dados também reforçaram essa ideia segundo o portal Screendaily. Vale lembrar que a convenção recebeu também o anúncio da UNIC da segunda edição do Programa de Liderança para Mulheres no Cinema.
Mudanças no mercado mundial
A exibidora com sede canadense Vue International, que conta com 210 cinemas em 10 países incluindo territórios europeus, tornou-se também tema de discussão durante a CineEurope 2018 devido à busca da AIMCo (Alberta Investment Management Corporation) por vender suas ações da rede. A empresa é uma das maiores acionistas da empresa ao lado da também canadense OMERS, que, por sua vez, não apresentou nenhuma intenção de vender seus títulos. O objetivo da venda das ações pertencentes à AIMCo não foi divulgado, enquanto a Vue apresentou no último trimestre bons resultados, com destaque para recorde de ingressos vendidos no Reino Unido.
A convenção termina hoje (14), confira as matérias divulgadas até o momento pelo Portal Exibidor:
- Exibidoras europeias apostam em laser e formato imersivo
- Mercado de exibição se une para impulsionar segmento na Europa
- Companhias confirmam parcerias durante a CineEurope
- Projeção a laser, soluções para lobby e mais na feira de negócios da CineEurope
- Executivos falam sobre importância da diversidade de conteúdo e representatividade
- Federação internacional apresenta cinco papéis principais que deve cumprir em defesa da exibição
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