08 Junho 2018 | Natalí Alencar
Varilux celebra seu alcance em público para produções francesas
Tradicional festival começou ontem e segue até 20 de junho
Compartilhe:
O Festival Varilux de Cinema Francês, que começou ontem (07) e segue até 20/06, terá nessa edição algumas novidades na programação.
Publicidade fechar X
Participam do circuito de exibição cinemas das redes Cinemark, Cinépolis, Arcoplex, Cineflix, Moviemax, Cinemas Lumière, Planet Cinemas, Cineshow, Centerplex e Cineart. Em cinemas do circuito comercial são 63 cidades que recebem o evento e por meio de uma parceria com o SESC Nacional, os filmes chegarão a quase 90 cidades.
Já a cartela de mais de 20 longas programados, inclui produções das distribuidoras Supo Mungam Films, Bonfilm, Mares Filmes, California e Pandora. Confira a programação completa.
Durante a coletiva de imprensa realizada na abertura do encontro, um assunto que foi bastante abordado pelo curador e diretor do Festival Christian Boudier e os representantes dos filmes foi a importância do Festival Varilux ao levar os mais diversos gêneros da cinematografia francófona a um grande público em todas as partes do país. Sem a força e a abrangência de um evento desse porte, que conta com importantes parcerias, inclusive com a das distribuidoras, os filmes individualmente não teriam o mesmo alcance e nem conquistariam o significativo público que já aguarda chegada do festival a cada ano.
Compareceram à coletiva: o ator e diretor Jérémie Renier (O Amante Duplo), o diretor Yannick Renier e a atriz Zita Hanrot (Carnívoras); o diretor Fabien Gorgeart e a atriz Clotilde Hesme (O Poder de Diane); diretor Nabil Ayouch e a atriz e roteirista Maryam Touzani (Primavera em Casablanca); o ator Finnegan Oldfield (Marvin).
Veja as fotos da coletiva e abaixo imagem da Première.
Encontro entre profissionais
Uma das principais novidades é um encontro entre profissionais de cinema da França e do Brasil.
Entre outros assuntos abordados temas como coprodução internacional, financiamento, regulamentação e mercados do cinema na Europa e no Brasil. Os encontros acontecem em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Destinados a profissionais do setor audiovisual, o objetivo é reforçar as trocas e encorajar colaborações entre os dois países, assim como promover a capacitação internacional de produtores brasileiros e as possibilidades de inserção dos filmes nacionais nos mercados mundiais. Dois encontros ocorreram nos dias 4 e 6 de junho e o último ocorre hoje (08).
Com mediação de François Sauvagnargues, que possui larga experiência em produção e mercado cinematográfico, os encontros contam com a participação de uma delegação de professionais franceses: o diretor adjunto da Unifrance Films, Frederick Beyreziat; do diretor adjunto da ARTE Cinema, Remi Burah; dos produtores Laurent Lavolé, da Gloria Films; Marie Masmonteil, da Elzévir Films e Gilles Sacuto, da TS Production; de Laurence Gachet, da distribuidora Paname e de Pierre Menahem, da empresa de vendas internacional Still Moving. Haverá também participação de palestrantes brasileiros do setor, diferentes em cada cidade.
Clique abaixo para ver ampliado:
Compartilhe:
- 1 medalha