08 Janeiro 2014 | Redação
Conheça 80 Cinemas Inspiradores
Uma viagem pelas salas de cinema ao redor do mundo
Compartilhe:
![](https://www.exibidor.com.br/fotos/noticias/834.jpg)
A Revista Exibidor publicou em sua 12ª Edição um guia com 50 Cinemas Inspiradores pelo mundo. A edição já está disponível para leitura online aos assinantes. Depois de ler a matéria (veja aqui), é certo que você ficou com água na boca para ver as fotos de todos os cinemas. E como informado, há ainda outros 30 cinemas, que por falta de espaço, não foi possível colocar na versão impressa.
Publicidade fechar X
![](https://www.exibidor.com.br/fotos/banners/807.gif)
Veja abaixo os demais cinemas e no final a galeria de fotos. Muitas empresas colaboraram com a pesquisa, em especial a TK Architects.
51 - Cine Drive-In (Brasília, Distrito Federal / Brasil) O único cinema “Drive-in” ainda em funcionamento no Brasil foi inaugurado em 25 de agosto de 1973. Localizado no Centro de Brasília pode acomodar até 500 veículos e sua tela mede 312 m².
52 - CineMATO (Brasil) Feita de bambu e coberta de telhas, esta sala itinerante é uma parceria da cineasta Priscila Guedes e do Atelier Sustentável. A sala é desmontável e feita por ecodesigners brasileiros.
53 - Light House Cinema (Dublin, Irlanda) Com as poltronas coloridas e as paredes todas de uma cor mais clara do que os cinemas convencionais, o local brinca com esse efeito visual. Um projeto da DTA Architects.
54 - Golden Village VivoCity (VivoCity, Singapura) É o maior multiplex de Singapura. Tecnologia, conforto e luxo são os pontos fortes. Na decoração, prevalece a cor vermelha.
55 - Kinoplex Vila Olímpia (São Paulo, São Paulo / Brasil) Foi eleito o melhor cinema em 2010 e 2011 pela Revista Época e em 2013 pelo Guia da Folha. Poltronas reclináveis com acabamento em madeira.
56 - Sundance Kabuki Cinemas (Califórnia, EUA) Sedia diversos festivais, foi reformado com materiais reciclados e sustentáveis. Neste cinema não há comerciais antes dos filmes. Conhecido pela programação com filmes indie.
57 - Nokia Ultra Screen (Banguecoque, Tailândia) Assentos motorizados reclináveis, petiscos grátis e massagem nos pés. Essa é a combinação perfeita desta sala VIP.
58 - Cine Acapulco (Havana, Cuba) Construído antes da Revolução Cubana, em 1958. Mantém o mesmo estilo arquitetônico até hoje, incluindo a fachada. Certamente ao olhar para ele você vai lembrar de muitos cinemas antigos.
59 - Grand Théâtre Lumière (Cannes, França) É um dos cinemas mais “esplendorosos” do mundo. Nele é realizado o Festival de Cannes. Além do tamanho, chama a atenção a disposição da arquibancada, no estilo dos primeiros cinemas.
60 - PS 37 (Nova York, EUA) Embora a estrutura do prédio não esteja em ótimo estado, o que chama a atenção é a pintura na parece sair da parede, criando uma ilusão ótica. O personagem Coisa (Quarteto Fantástico) estampa a decoração.
61 - FACT (Merseyside, Inglaterra) O FACT (Foundation for Art and Creative Technology) é um Centro Cultural que abriga exposições, mostras e diversas atividades culturais, além do cinema. Destaque para fachada.
62 - AMC Pacific Place Cinema (Hong Kong, China) O cinema foi construído em 2006 e chama a atenção pela arquitetura interior das salas e dos halls. Linhas no teto dão um visual diferenciado.
63 - AMC Loews Uptow (Washington, EUA) Um dos atrativos é a tela gigante, que tem 21 metros de largura por 12 metros de altura. Mas não é só isso, o local tem um arquibancada superior. É certamente um dos cinemas mais antigos.
64 - Red Rocks Amphitheatre (Colorado, EUA) Conta com um cenário natural incrível. Ao redor são 868 hectares de vegetação nativa e pedras esculpidas pela natureza.
65 - Airstream Park Drive-In (Utah, EUA) Um típico cinema drive-in no estilo dos anos de 1960. Assim o local oferece uma viagem ao passado na Montanha Escalante. O cinema fica dentro de um parque que recebe visitantes para acampar no local.
66 - Cinépolis JK Iguatemi (São Paulo, São Paulo / Brasil) O primeiro cinema em 4DX do Brasil. Odores, tremor nas cadeiras e sensação de chuva, névoa e trovoadas, são algumas das sensações que o expectador pode ter.
67 - Mirage City Cinema (Sharjah, Emirados Árabes) Este cinema ao ar livre aproveita a arquitetura local para compor o cenário da sala de exibição. Para acomodar as pessoas, diversos pufs estão à disposição.
68 - Galileo Open Air Cinema (Cidade do Cabo, África do Sul) O Galileo Open Air Cinema fica no Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch, que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
69 - Maple Drive-In Cinema (Beijing, China) Tem capacidade para 800 carros e fica aberto até as 4h no verão. É considerado o primeiro cinema drive-in com tela 3D.
70 - Sunset Drive-In Cinema (Ahmedabad, Índia) Este cinema apesar de ser drive-in tem espaço para quem não tem carro, além de ter espaço para 665 automóveis.
71 - The Senator (Maryland, EUA) Inaugurado em 1939, possui uma única tela e 900 lugares. Em 1989 entrou para a lista de patrimônios históricos. Apesar de ter passado por revitalização, manteve traços da construção original.
72 - The New Beverly (Califórnia, EUA) Aberto como um teatro de variedades em 1920, tornou-se nightclub e só em 1950 virou um cinema. Programação focada em filmes clássicos, como os de Quentin Tarantino.
73 - Film Forum (Nova York, EUA) Programação voltada para filmes “cult” e retrospectivas. Simples, porém considerado o melhor lugar para cinéfilos apaixonados por longas de arte.
74 - Cine Marabá (São Paulo, São Paulo / Brasil) Um dos cinemas de rua mais famosos da região central da capital. Resistiu à crise na região e permanece como um dos poucos em seu estilo.
75 - The 21st Street Warren (Kansas, EUA) O interior das salas tem uma arquitetura interessante. Um carpete colorido decora o chão e as luminárias nas paredes parecem “tochas”.
76 - Regal Kendall Village Stadium 16 (Flórida, EUA) Destaque para o lobby do cinema. Bastante colorido, mas aconchegante.
77 - Rave Motion Pictures Town Square 18 (Nevada, EUA) Localizado há apenas cinco minutos da avenida principal de Las Vegas, o cinema tem uma fachada deslumbrante, bem ao estilo da região.
78 - Pacific Cinerama Dome (Califórnia, EUA) Este cinema aproveita os filmes para decorar sua fachada. O globo já recebeu homenagens do Homem-Aranha e até do Shrek.
79 - Cinema Corso (Zurique, Suíça) Conhecido por sediar o festival de cinema. Poltronas em cinza com contorno vermelho.
80 – Cineplex Silvercity (Toronto, Canadá) A Cineplex é uma das maiores redes de cinema do mundo. Tem 1347 salas espalhadas por 130 localidades. Este é um dos seus complexos mais conhecidos.
Veja a galeria de fotos.
Compartilhe:
- 0 medalha