16 Maio 2018 | Fernanda Mendes
Meio cinema aumenta para 3% sua participação dos investimentos publicitários no Brasil
Pesquisa da Kantar Ibope Media aponta que melhora da metodologia da Flix Media e Preshow foi fator crucial
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O meio cinema cresceu em 3% na sua participação no total de investimentos publicitários no Brasil no 1º trimestre deste ano. Os dados foram auditados pela Kantar Ibope Media. Até o ano passado, o cinema levava somente 0,4% do total dos investimentos em mídia no país
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De acordo com a pesquisa, um dos fatores cruciais para este aumento foi a mudança de metodologia das empresas de comercialização de mídia, Flix Media e Preshow, que passaram a oferecer soluções para agilizar e facilitar a programação da mídia cinema por parte de agências e anunciantes. A cobertura das duas companhias abrange 137 praças, representando 69% de todas as salas de cinema do território nacional.
Já os setores que mais investiram em ações publicitárias foram Serviços ao Consumidor, Mídia, Bebidas, Telecomunicações e Financeiro & Securitário.
“A ampliação da cobertura do meio é resultado de um diálogo com o mercado em busca do aperfeiçoamento constante das soluções oferecidas aos nossos clientes. Com essa iniciativa, conquistamos uma evolução na entrega destes dados e estamos representando o investimento publicitário de forma mais abrangente”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media.
No início deste ano, por exemplo, a Flix otimizou o processo de faturamento junto as agências com o pedido de inserção (PI) unificado, que permite a programação de múltiplas salas em todo país das várias redes por meio de um único documento. Essa unificação também beneficiou as agências no que diz respeito aos valores e ainda gera uma única data para pagamento, independentemente da quantidade de redes exibidoras programadas, do volume e do tipo de inserção publicitária. Com uma rede de abrangência nacional, a Flix criou pacotes como o MasterFlix, que engloba todas as salas com as quais trabalha em uma programação nacional de inserções publicitárias. A empresa investiu ainda em uma atuação multiplataforma e canais digitais, criando conteúdo proprietário distribuído no canal Flix Channel, veiculado nas telonas e também nas redes sociais.
Já a Preshow, também tem promovido avanços na sua relação com o mercado publicitário. Em seus movimentos mais recentes nesse sentido a empresa lançou uma produtora interna para atender ao mercado de anunciantes diretos, responsável por uma boa parte do faturamento. “Com a digitalização das salas o cinema tornou-se uma mídia acessível para todos os anunciantes, afinal, não precisamos mais fazer transfer e cópias, além da inclusão de mais de 600 salas que antes nunca foram oferecidas ao mercado publicitário, expandindo consideravelmente o meio cinema” diz Adriano Pereira, Diretor Comercial da empresa.
Segundo a pesquisa, entre os principais motivos que levaram ao crescimento da participação do cinema no total de investimentos em mídia no Brasil está o fortalecimento de alguns atributos que este meio oferece aos anunciantes. Os principais são venda por target e retenção total da atenção da plateia ao que é anunciado na telona. Isso porque, quando as pessoas estão no cinema, elas não dividem sua atenção entre variadas telas, como acontece com todas as outras mídias.
“O cinema é o que poderíamos dizer de mídia completa, porque além de deixar a imagem ainda mais bonita e o som perfeito, temos a total atenção do público. É o local onde as pessoas estão mais propícias a receber e absorver a mensagem. Além disso, para nós é um meio super relevante, pois como temos produtos com públicos diversificados, é um no cinema conseguimos escolher os complexos de acordo com o produto e a mensagem que queremos passar”, afirma Odair Dedicação Junior, Gerente de Marketing da Honda Motos.
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