02 Maio 2018 | Natalí Alencar
"Uma Mulher Fantástica" é principal destaque do Prêmio Platino
Filme recebeu cinco estatuetas na quinta edição do prêmio
Compartilhe:
A co-produção chileno-espanhola Uma Mulher Fantástica foi o grande premiado na V Edição dos Prêmios Platino, levando cinco estatuetas: Melhor Filme Ibero-americano de Ficção; Melhor Direção para Sebastián, melhor roteiro ao lado de Gonzalo Maza; a intérprete Daniela Vega foi a Melhor Interpretação feminina e Soledad Salfate premiada pela Melhor direção de arte. Na votação popular, o longa e a atriz Daniela Vega também saíram vencedores.
Publicidade fechar X
Na cerimônia celebrada em Xcaret (Cancún, México) coube a outro chileno, o ator Alfredo Castro, a estatueta de Melhor Interpretação Masculina por seu trabalho em Los Perros (Os Cachorros), entregue junto com a de Interpretação Feminina à atriz Daniela Vega, numa clara reivindicação por liberdade e igualdade em todos os âmbitos.
O longa-metragem de David Alonso e Enrique Gato, As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas, levou o prêmio de Melhor Filme de Animação.
Zama, uma co-produção Brasil/Argentina/Espanha/México/Portugal, foi premiada com o Platino de Melhor Direção de Arte, recebido por Renata Pinheiro. O troféu de Melhor Direção de Fotografia ficou com Rui Poça e o de Melhor Direção de Som com Guido Berenblum, também por Zama.
O diretor, produtor o roteirista mexicano Eugenio Derbez foi o apresentador da Gala dos Prêmios Platino, transmitida para 18 canais, incluindo o Canal Brasil Brasil. Na cerimônia, a atriz, diretora, produtora e formadora de atores Adriana Barraza, foi reconhecida com o troféu de Honra por sua extensa e premiada trajetória.
O evento contou com a cobertura de cerca de 300 jornalistas de vários países Ibero-americanos e, mais uma vez, deu foco à indústria cinematográfica da região. Astros como Rob Schneider, Edward James Olmos, Salvador del Solar e Joaquim de Almeida prestigiaram a premiação, ao lado de artistas como o grupo mexicano Maná.
Os Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano são promovidos pela EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais) e pela FIPCA (Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), com apoio das Academias e Institutos de cinema Ibero-americanos, Latin Artis e da Fundação AISGE.
Lista de premiados
- Melhor Filme de Ficção – Uma Mulher Fantástica
- Melhor Direção – Sebastían Lelio
- Melhor Roteiro - Sebastían Lelio e Gonzalo Maza
- Melhor Música Original – La Cordillera
- Melhor Interpretação Masculina – Los Perros
- Melhor Interpretação Feminina – Uma Mulher Fantástica
- Melhor Filme de Animação – As Aventuras de Tadeo Jones: O Segredo do Rei Midas
- Melhor Filme Documental – Muchos Hijos, Um Mono Y Un Castillo
- Prêmio Platino Melhor Obra de Estreia de Ficção – Verano 1993
- Melhor Direção de Montagem – Uma Mulher Fantástica
- Melhor Direção de Arte – Zama
- Melhor Direção de Fotografia – Zama
- Melhor Direção de Som – Zama
- Premio Platino de Cinema e Educação em Valores - Handia
Compartilhe:
- 0 medalha