26 Abril 2018 | Juliane Albuquerque
Dados apresentados pela NAC traça perfil dos clientes na bombonière
Importantes dados de mercado foram apresentados em seminário conduzido pela entidade
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O quarto dia de CinemaCon iniciou com o NAC Seminar – Insights on Profits: Cinema Concession Analytics. Cada vez mais analisar dados, fatos e tendências tem sido fundamental para traçar estratégias de crescimento dentro do universo do cinema.
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Alguns representantes do setor apresentaram os resultados de suas pesquisas com dados que traçam uma reação do “mundo real”. Mediado por Anita Watts, da ReactorNet Technologies/Cinema Solutions, o seminário contou com três apresentações seguidas por um debate.
Radesh Palakurthi, Ph.D e professor da The University of Memphis, abriu o evento explicando sobre o processo de criação de uma pesquisa bem-feita do ponto de vista acadêmico. Quanto ao estudo para filmes, é preciso ter método qualitativo, seções de perguntas e análise de várias bases de dados.
Em uma pesquisa realizada por sua equipe em mais de 800 locais, foram identificados 10 atributos que fazem uma pessoa ir ao cinema: horários, o nível de atração do filme, opções de tipo de assentos, localização do cinema, preço do ingresso, opções de bombonière, poder pedir comida no cinema, números de salas que tem o cinema, possibilidade de reservar assentos e proximidade do cinema.
Radesh falou que, com base em sua pesquisa, itens como preço de ingresso podem ser menos relevantes se o cinema oferecer boas opções de assentos e estiver próximo ao espectador.
Resultados e dados
O professor apresentou também quais são os itens mais procurados para serem comprados dentro de uma sala de cinema. Bebidas como refrigerantes são os itens que os espectadores dos EUA mais querem comprar nos cinemas, seguido por cervejas artesanais.
Quanto ao que impulsiona a ida ao cinema, 33% (a maioria das pessoas) querem ir ao cinema dependendo de sua vontade de assistir a um determinado filme, 23% decidem ir de acordo com o preço do ingresso e 16% pelo passeio em si. Ele disse que o pior perfil de cinema é aquele que fica em lugares distantes, que não oferece uma boa programação de filmes, tem horários inconvenientes, poucas opções de F&B na sua bombonière, entre outras coisas.
Na sequência, Larry Etter, VP da Malco Theatres e diretor da NAC, mostrou uma pesquisa com muitos dados sobre o setor. Ele acredita que é essencial investir em estudos para saber exatamente que tipo de filmes fazem as pessoas saírem de casa para irem ao cinema e quais opções de alimentos e bebidas são atrativas.
Isso é importante para traçar estratégias acertadas e manter o crescimento. Ele apresentou dados como: 31% das pessoas querem ir ao cinema de acordo com o que o cinema oferece de bombonière, já 53% querem ir ao cinema porque estão atraídos pelo filme., mas 60% querem ir a um cinema que venda bebidas alcóolicas e também porque querem ver determinado filme.
Larry disse também que observou com os dados obtidos que muitas pessoas estão abertas a pagarem 80 centavos a mais se a sala oferecer opções de comida para jantar no cinema, por exemplo.
Lee Evans, CEO da SurveyMe, apresentou interessantes dados de uma pesquisa relacionada a bombonière feita também nos Estados Unidos, mas que ele ressaltou que seria importante cada país realizar este tipo de pesquisa para traçar um perfil desta área.
Para essa pesquisa, foram visitados 35 Estados do país durante três meses. Um dos resultados que a pesquisa da SurveyMe chegou é que as mulheres são as que mais compram nas bombonières (especialmente as de 30 a 50 anos) e as que mais utilizam os programas de fidelidade das salas de cinema. Já o grupo “millennials” são mais resistentes aos preços da bombonière e, por isso, compram menos. Foi observado também que os programas de fidelidade acabam atraindo mais as pessoas com cerca de 40 anos.
Outros resultados interessantes dessa pesquisa é que as pessoas de meia idade gastam mais em produtos de bombonière, sendo que a geração de 25 a30 anos são os terceiros em gastos e, se for colocado doces ou imagens de doces na vitrine da bombonière, essa com certeza terá mais vendas e mais lucro.
Os itens mais comprados são: 38% pipoca, 33% bebidas tipo refrigerante, 12% doces, 1% pizza, 5% raspadinha, 2% hot dogs e 1% sorvete. Espectadores que não comprariam nada somam 1%.
Já os produtos que as pessoas gostariam de encontrar nos cinemas são batata frita 17%, frutas e legumes 14%, pizza 12% e sorvete 13% (que não tem em todos os locais). Em relação a bebidas alcóolicas, se forem servidas dentro das salas de cinema, a maioria prefere coquetéis (34%) e cervejas (31%), seguido de vinhos (28%) e, em último lugar, destilados puros (8%).
Confira a cobertura completa do último dia da CinemaCon.
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