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05 Abril 2018 | Natalí Alencar

Bilheteria aumenta 22% na América Latina: Brasil é o País com maior crescimento

Arrecadação global e local segue otimista com aumento dos números

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(Foto: MPAA)

Os números do mercado cinematográfico parecem acenar boas perspectivas para as empresas e para o setor como um todo em âmbito mundial.

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O valor global das bilheterias de filmes em cinemas em 2017 alcançou um novo recorde, US$ 40,6 bilhões, 5% a mais que o ano anterior. O número foi apresentado pela MPAA – Motion Picture Association, entidade que representa os principais estúdios de Hollywood (Disney, Fox, Warner Bros, Universal, Sony e Paramount).

Os dados fazem parte do Theatrical Market Report, principal relatório anual sobre o mercado cinematográfico, que foi lançado ontem (04/04) pela entidade.

Os números tiveram reforço de produções como Star Wars: Os Últimos Jedi, A Bela e a Fera e Mulher-Maravilha. Aliás, o número de estreias cresceu 8% em relação a 2016, foram 777 longas exibidos.

"A MPA trabalha todos os dias para promover melhores histórias e apoiar um mercado criativo global que seja crescente, diverso e que se adapta às mudanças. Os números do relatório neste ano apontam para um brilhante futuro recheado com as nossas histórias e nossas paixões.”, afirmou o CEO da MPAA global, Charles Rivkin.

América Latina e o Brasil

O crescimento com as receitas de bilheterias aumentou 22% na América Latina, o maior percentual mundial de crescimento, embora com menor arrecadação, de US$ 3,4 bilhões. O Brasil é o País com maior crescimento na região, 15%.

"Apesar dos desafios que enfrentamos na América Latina e no Brasil, com ameaças importantes com a pirataria digital, os números do relatório mostram que a indústria audiovisual continua se adaptando ao mercado e movimentando a economia na região e no país, que registrou o maior crescimento de bilheteria no último ano", afirma Ygor Valério, vice-presidente e conselheiro jurídico e de proteção de conteúdo da MPA na América Latina.  

Nos EUA, o público latino teve a maior taxa de audiência no ano passado entre grupos étnicos nos EUA, seguidos pelos asiáticos. Esses espectadores foram aos cinemas em média 4,5 vezes. Os latinos representam 18% da população dos EUA.

Cenário mundial

O crescimento nas bilheterias foi alavancado pelo mercado internacional responsável por 7%, com destaque para a China.

Os cinco territórios melhor posicionados em renda são: China (US$ 7,9 bilhões), Japão (US$ 2 bilhões), Reino Unido, Índia e Coreia do Sul (todos os três últimos com US$ 1,6 bilhão cada). Veja a tabela do Top 20 abaixo.

A América do Norte, apesar da arrecadação de US$ 11,1 bilhões teve queda de 2% em comparação ao período anterior, algo em torno de US$ 300 milhões.

Público

Os espectadores entre 12 e 17 anos conferiram em média 4 filmes, mais do que qualquer outro grupo, uma prova de que o cinema está reconquistando os jovens.

3D

As receitas de bilheteria para filmes em 3D nos EUA e no Canadá caíram 18% em 2017 para US $ 1,3 bilhão. Essa é a pior apresentação em oito anos, e uma queda acentuada em relação aos US $ 2,2 bilhões em receitas geradas pelos filmes em 3D em 2010, o ano em que Avatar gerou uma quantia substancial de bilheteria.

Cinema em casa

O número de assinaturas de serviços online de vídeo sob demanda (VoD) também aumentou e chegou a 446,8 milhões de assinantes em 2017 – um aumento de 33% em relação ao ano anterior. As despesas com consumo de entretenimento em casa aumentaram 11% no ano passado, alcançando US$ 47,8 bilhões no mundo.

As tendências também apontam para uma redução no número de assinaturas de TV a cabo – 565 milhões.

O consumo de filmes em casa aos poucos começa a se equiparar ao consumo de filmes no cinema. Os dados da MPAA mostram que as receitas com cinema ainda representam 46% das despesas de usuários com filmes.

Confira o relatório completo e os dados de 2016.

Além dos dados positivos da MPAA, recentemente a bilheteria chinesa já comemorou os primeiros números do trimestre de 2018, um sinal de que o ano pode ser prospero e dar seguimento ao crescimento do mercado.

Outros números do audiovisual

  • *0,57% do PIB brasileiro – mais do que a indústria do turismo ou indústria têxtil;
  • *Faturamento anual bruto de R$ 55,4 bilhões (2013)
  • *Criação de 496,4 mil empregos diretos e indiretos em 2014
  • *R$ 3,6 bilhões em impostos (2014)
  • *+3000 salas de cinemas – 99% delas digitais

Fonte: Estudo de Impacto Econômico da Indústria audiovisual (MPA Brasil e SICAV), 2016

Clique abaixo para ver ampliado:

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