05 Março 2018 | Fernanda Mendes
Filmes da Fox dominam o Oscar 2018 com sete estatuetas
Cerimônia também foi marcada por conquistas históricas como o primeiro filme protagonizado por um transexual
Compartilhe:
Ontem (04) aconteceu a 90ª cerimônia do Oscar, maior premiação do mundo cinematográfico. Em meio a uma Hollywood bastante empenhada em denunciar casos de abusos sexuais, o evento não deixou de abordar esta questão. O apresentador da noite, Jimmy Kimmel, comentou sobre Harvey Weinstein, produtor acusado por mais de 100 mulheres e que foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. "A Academia tomou ações para expulsar Harvey Weinstein, mas Harvey merecia mais", disse. "A gente não pode deixar isso passar batido, as coisas estão mudando para a melhor, são mudanças positivas”.
Publicidade fechar X
Dentre os filmes premiados, como esperado A Forma da Água (Fox) levou o maior número de estatuetas para casa, totalizando quatro, incluindo de Melhor Filme e Melhor Direção. Outro filme da Fox, Três Anúncios Para Um Crime, ficou com duas estatuetas, de Atriz Principal, para Frances McDormand, e Ator Coadjuvante, para Sam Rockwell. A distribuidora, aliás, foi a mais premiada, com sete categorias. E, inclusive, chamou a atenção com filme protagonizados por mulheres.
A atriz Frances McDormand aproveitou seu discurso de Melhor Atriz para defender o espaço da mulher na indústria: “Todas nós temos histórias para contar e projetos para financiar. Não falem conosco sobre isso nas festas esta noite. Nos convidem para seus escritórios daqui uns dias. Ou podem ir aos nossos. O que for melhor. E contaremos tudo sobre eles”.
A Universal levou quatro estatuetas: O Destino de Uma Nação ganhou para Cabelo e Maquiagem e Melhor Ator, Trama Fantasma em Figurino e Corra! como Melhor Roteiro Original (primeiro premiado negro da categoria). A Warner e a Sony empataram com três prêmios cada, ambas em categorias técnicas. Dunkirk (Warner) venceu em Edição e Mixagem de Som, além de Montagem. Da Sony, Blade Runner 2049 venceu em Efeitos Visuais e Fotografia e Me Chame Pelo Seu Nome levou a melhor em Roteiro Adaptado, quebrando um recorde: James Ivory, responsável pelo roteiro, consagrou-se como a pessoa mais velha a levar o prêmio, com 88 anos.
A Disney ganhou dois troféus com Viva – A Vida É Uma Festa, que venceu como Melhor Animação e Música Original. O filme, inspirado na celebração do Dia dos Mortos do México, teve a maior bilheteria de todos os tempos no país latino-americano.
Aliás, a América Latina teve outra representação bastante importante. Uma Mulher Fantástica, filme chileno, foi o primeiro longa protagonizado por um transexual a ganhar o Oscar. O título distribuído pela Imovision no Brasil venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Cerimônia
A apresentação do Oscar também contou com outros acontecimentos. Apesar de não estarem concorrendo à premiação, Mulher-Maravilha e Pantera Negra foram citados durante a cerimônia como representantes que valorizam a diversidade. "O ano começou com boas notícias, principalmente para os afro-americanos e Bob Iger", brincou Jimmy Kimmel se referindo ao presidente da Disney.
Ainda, o apresentador também convidou alguns artistas a invadirem uma sessão de cinema que acontecia próxima ao local do Oscar, em Los Angeles. Gal Gadot, Margot Robbie, Lupita Nyong’o, Ansel Elgort e Armie Hammer animaram a plateia da exibição de Uma Dobra no Tempo, lançamento da Disney. Os atores distribuíram doces e cachorro-quente.
Veja abaixo os rankings completos dos ganhadores do Oscar 2018:
Ranking por Distribuidora
- Fox – 7
- Universal – 4
- Warner – 3
- Sony – 3
- Disney – 2
- California – 1
- Imovision – 1
- Sem Distribuidora Confirmada – 4
Ranking por Filme
- A Forma da Água – 4
- Dunkirk – 3
- Três Anúncios Para Um Crime – 2
- O Destino de Uma Nação – 2
- Blade Runner 2049 – 2
- Viva – A Vida É Uma Festa – 2
- *Todos os outros receberam um prêmio cada
Lista de ganhadores
- Melhor Filme – A Forma da Água (Fox)
- Melhor Diretor – Guillermo del Toro (A Forma da Água) (Fox)
- Melhor Ator – Gary Oldman (O Destino de Uma Nação) (Universal)
- Melhor Atriz – Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime) (Fox)
- Melhor Roteiro Adaptado – James Ivory (Me Chame Pelo Seu Nome) (Sony)
- Melhor Roteiro Original – Jordan Peele (Corra!) (Universal)
- Melhor Ator Coadjuvante – Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime) (Fox)
- Melhor Atriz Coadjuvante – Allison Janney (Eu, Tonya) (California)
- Melhor Filme em Língua Estrangeira – Uma Mulher Fantástica (Imovision)
- Melhor Design de Produção – A Forma da Água (Fox)
- Melhor Fotografia – Roger Deakins (Blade Runner 2049) (Sony)
- Melhor Figurino – Trama Fantasma (Universal)
- Melhor Canção – Remember Me (Viva – A Vida É Uma Festa) (Disney)
- Melhor Edição – Dunkirk (Warner)
- Melhor Mixagem de Som – Dunkirk (Warner)
- Melhor Edição de Som – Dunkirk (Warner)
- Melhor Animação – Viva – A Vida É Uma Festa (Disney)
- Melhor Curta de Animação – Dear Basketball
- Melhor Curta – The Silent Child
- Melhor Trilha Sonora – A Forma da Água (Fox)
- Melhor Documentário – Ícaro
- Melhor documentário em curta-metragem – Heaven is a Traffic Jam on The 405
- Melhor Maquiagem e Cabelo – O Destino de Uma Nação (Universal)
- Melhor Efeito Visual – Blade Runner 2049 (Sony)
Compartilhe:
- 0 medalha