22 Janeiro 2018 | Vanessa Vieira
Portugal tem alta na bilheteria e França mantém público nos cinemas em 2017
Os países europeus tiveram resultados diferentes em relação ao período anterior
Compartilhe:
Depois dos resultados de bilheteria da Argentina e dos Estados Unidos, agora foi a vez dos países europeus França e Portugal divulgarem os números do mercado de cinema. Os territórios fecharam 2017 de maneira um tanto diferentes. Isso porque enquanto a França teve uma leve queda de resultados em relação a 2016, Portugal registrou o seu terceiro ano seguido de crescimento em público e renda.
Publicidade fechar X
Manutenção do público francês
Os cinemas franceses receberam 1,8% menos espectadores em 2017 do que no ano anterior, fechando o período com 209 milhões de ingressos vendidos contra 213 milhões de 2016. Ainda que no balanço anual, os números tenham apresentado queda, o Centre National du Cinéma et de L’Image Animée – CNC (Centro Naiconal do Cinema e da Imagem Animada, em tradução livre) considera o resultado positivo já que 2017 se consolidou como o terceiro melhor período em bilheteria dos últimos 50 anos.
Quanto aos filmes franceses, eles foram responsáveis por 78 milhões das entradas, tendo uma participação de mercado de 37,4%. Entre os títulos com maior público estão a comédia local Uma Agente Muito Louca (4,6 milhões de espectadores), o blockbuster Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (4 milhões na França e distribuição da Diamond no Brasil) e Alibi.com (3,6 milhões).
Crescimento português
De acordo com o Instituto do Cinema e do Audiovisual – ICA, Portugal fechou 2017 com 15,6 milhões de ingressos vendidos, representando um aumento de 4,4% em relação a 2016. Em termos de receita, também houve crescimento com 5,6% mais arrecadação e total de € 81,6 milhões, o equivalente a US$ 99,8 milhões. Com isso, o ano se posicionou como o terceiro seguido de crescimento para o mercado de cinema do país.
Ao todo, o território recebeu 375 lançamentos em 2017, com 154 sendo dos Estados Unidos, deixando o país com 77% de participação no mercado local. As produções europeias ficaram com 12,4%.
O longa com mais ingressos vendidos foi Velozes & Furiosos 8 (Universal), com 787 mil entradas, seguido por Meu Malvado Favorito 3 (Universal), com 589 mil, e A Bela e a Fera (Disney), com 535 mil espectadores. O português O Fim da Inocência foi o filme local com melhor bilheteria: 76 mil tíquetes. As produções nacionais somaram 390 mil espectadores no ano, contra 353 mil de 2016.
A principal distribuidora do período foi novamente a NOS Lusomundo Audioviuais, com 157 títulos e 10 milhões de espectadores. O conglomerado também foi a principal exibidora de 2017, com € 50 milhões arrecadados (aproximadamente US$ 61,16 milhões).
Compartilhe:
- 0 medalha