26 Dezembro 2017 | Fernanda Mendes
Cinemas espanhóis passam por transição de formato DCP
Agora, o país trabalha para implementar o DCP SMPTE
Compartilhe:
Durante a 21ª edição do Prêmio Cineinforme – FECE, que aconteceu na semana passada na Espanha, os membros da federação espanhola de cinema apresentaram o novo formato de DCP, o DCP SMPTE, que substituirá o DCP InterOp, atualmente presente na maioria das salas do país.
Publicidade fechar X
Dentre os benefícios para a melhoria da experiência do espectador, estão a experiência imersiva, reprodução de imagens HDR e projeções multi-tela. Já para a gestão do cinema, o novo formato de DCP permite os arquivos de legenda MXF criptografados, assim como CPL tanto com metadata e com marcador.
Alguns dos desafios que o novo padrão traz é o volume de filmes de diversas línguas distribuídas na Europa, a porcentagem de equipamentos e softwares antigos que deverão reproduzir o material SMPTE, o setor com vários fornecedores, a falta de conhecimento sobre o DCP SMPTE e a falta de disponibilidade de recursos e orçamentos para esta transição.
Na Europa, diversos países já completaram a transição do antigo DCP para o novo formato, dentre eles estão Reino Unido, Noruega, Suécia, Irlanda, Rússia e Dinamarca. Alberto Tognazzi, da Eclair e membro do FECE, disse que há um arquivo disponível no EclairPlay para testes.
Segundo o profissional, é essencial realizar o teste antes de rodar o DCP, pois as informações devem ser traduzidas para cada idioma e é necessário ter um único ponto de contato para a demonstração, para distribuir o conteúdo por meio da plataforma de entrega eletrônica. O teste, inclusive, já foi realizado por nove países.
Esta iniciativa de transição é promovida pela UNIC (Unión Internacional de Cines), EDCF (European Digital Cinema Forum), SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers) e FECE.
Compartilhe:
- 0 medalha