10 Novembro 2017 | Vanessa Vieira
Christie mantém foco em capacitação do setor com treinamentos de cinema digital
Ao todo, a empresa realizou quatro cursos no País e ainda levou profissionais brasileiros à fábrica no Canadá
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Entre segunda (06) e quinta-feira (09), a Christie realizou o último treinamento sobre cinema digital deste ano, fechando 2017 com quatro cursos ministrados no Brasil e ainda um evento especial, no qual a empresa levou sete profissionais de integradoras e exibidoras para a fábrica da companhia no Canadá.
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Nesta semana, o treinamento chamado “D-Cinema Technical Training” abordou os projetores à lâmpada xênon da linha Solaria Series II, utilizada por mais de 700 salas de cinema no País, e recebeu um total de oito profissionais entre técnicos, engenheiros e responsáveis pelo comercial. As empresas participantes foram a integradora Centauro e as exibidoras brasileiras Cine Gracher, Cineplus, Cineshow e GNC Cinemas, além de um convidado da nova rede chilena Muvix.
Segundo Vinicius Alves, coordenador de serviços da Christie, o treinamento teve custo de R$ 870 e é realizado com turmas pequenas, de até oito profissionais, para garantir que todos possam interagir com o instrutor, com os equipamentos e que tenham espaço para tirar suas dúvidas. Quanto à participação de pessoas fora da área técnica, ele acredita que seja importante para quem compra os equipamentos e paga a manutenção deles conhecer mais da tecnologia. “Esse nível de treinamento não significa que o Exibidor sairá autossuficiente, mas ele entenderá melhor o produto e a nossa empresa”. Os projetores disponíveis para o treinamento foram os modelos CP2208 e CP2230.
“Este curso apresenta desde a operação básica até a operação avançada dos projetores, instalação, manutenção e diagnóstico de problemas. O conteúdo é bem extenso”, explicou o executivo em entrevista ao Portal Exibidor. Alves destacou ainda que o treinamento é igual ao que é realizado na fábrica no Canadá e no escritório dos EUA. “Temos o compromisso de entregar educação e capacitação ao mercado, promovendo a contínua profissionalização do setor”, disse, detalhando ainda que este foi o 14º curso realizado no escritório da companhia no Brasil.
Para ministrar o treinamento, foi chamado o especialista Gabriel Ayala, engenheiro de campo da Christie, que tem cerca de 20 anos de experiência na área e é responsável por algumas das mais importantes instalações da empresa, como dos equipamentos nos parques da Disney. O executivo já vem ao Brasil há três anos para liderar cursos da companhia, assim como já foi ao México, à Colômbia e ao Chile. “Acho esse treinamento uma grande oportunidade para network e capacitação, para reforçar o conhecimento e ter certeza de que os participantes fazendo os procedimentos corretos”.
O engenheiro ainda reforçou que é importante não só a participação dos integradores, mas também dos exibidores, para que esses conheçam mais da manutenção e aprendam a terminologia do setor, podendo se comunicar melhor com o mercado internacional. Para Tábata Baron, sócia da Cineplus, por exemplo, é relevante aprender a parte técnica para conseguir dialogar melhor com os profissionais técnicos que prestam serviço à exibidora. Da mesma forma, Carlos Búrigo, diretor da Cine Gracher, decidiu participar do curso para entender melhor a tecnologia. “O técnico chega falando de uma peça que precisa trocar e que custa R$ 20 mil, então precisamos saber o que é e por que aquela peça estraga”.
Já Jeferson Ribeiro, gerente de tecnologia da Cineshow, é responsável pela área técnica da companhia, que recentemente adquiriu cinemas com projetores Christie. Por isso, ele buscou o curso, além de aproveitar o momento para ampliar o contato com o mercado. Para Daniel Silva, gerente de projeção da Muvix, a escolha de vir ao Brasil realizar o curso se deu por conta da compra de projetores da Christie para a rede que abriu neste ano no Chile, tem hoje três cinemas e que, em até 2 anos, pretende abrir um total de 46 salas.
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