01 Novembro 2017 | Natalí Alencar
"Gosto se Discute" traz embate entre o clássico e o novo sob diversos aspectos
Culinária, paladar, religião, machismo, preconceito e resistência ao novo estão entre as temáticas
Compartilhe:
A Imagem Filmes lança em 09 de novembro a comédia/drama nacional Gosto se Discute estrelada por Cassio Gabus Mendes, Kéfera Buchmann e Gabriel Godoy.
Publicidade fechar X
No filme, Augusto (Cassio) é um famoso chef de um restaurante que já viveu dias de glória e agora precisa lidar com a decadência, enfrentando até a concorrência de um “food truck” recém-instalado do outro lado da rua com a gerência de um ex-funcionário Patrick (Gabriel). Para piorar, um banco, sócio do restaurante, envia uma auditora, Cristina (Kéfera), que quer promover uma verdadeira revolução. Desafiado, o chef tem que provar que ainda está em forma, mas acaba perdendo o paladar justamente na hora que precisa criar o novo cardápio.
Apesar da temática central ser a gastronomia e a culinária, a produção permeia outros assuntos como a resistência ao novo.
“É um filme com baixíssimo orçamento e foi motivado por um momento de crise profissional e um caso de um conhecido que perdeu o paladar, vítima de câncer. A ideia foi trazer tudo isso num universo que para mim é muito curioso, que é a culinária”, contou o diretor André Pellenz em coletiva de imprensa do filme, realizada ontem (31) no Cinemark Cidade São Paulo (SP).
Além do diretor, compareceram ao evento a produtora Lara Guaranys, da Damasco Filmes, e o elenco principal (Cássio, Kéfera e Gabriel).
“Assisto a programas de culinária e estar perto dos chefs de cozinha, entender como funciona uma cozinha foi muito interessante”, completou Cassio Gabus Mendes.
Sobre a escolha da dupla, Pellenz disse que percebeu algo diferente quando uniu os dois e viu ali uma oportunidade de reforçar a dualidade do filme entre a questão do clássico com um ator de longa carreira e do novo com a Kéfera, que vem do cenário online para a telona.
A produtora Lara Guaranys acrescentou que “foi um ganho trazer ela para o filme, além dos atores renomados e importantes no cenário teatral de São Paulo”.
O elenco de Gosto se Discute conta também com Paulo Miklos, Robson Nunes, Rodrigo Lopez, Ronaldo Reis, Sílvia Lourenço e Zéu Britto.
A figura de Kéfera
“Foi um papel forte e importante, uma experiencia maravilhosa”, acrescentou Kéfera Buchmann, que agora dá passos ainda mais certeiros na tão sonhada carreira de atriz. Já está em andamento outro projeto com a atriz intitulado De Novo Não, também produzido pela Damasco Filmes.
“Quero incentivar o meu público a ir ao cinema e quero que o público mais velho que não me conhece, passe a me conhecer pelo cinema e depois veja meu canal. Os dois caminham juntos”, reforçou.
Ela comentou ainda o preconceito que sofre por ser YouTuber e o machismo que enfrentou no início do seu canal.
Outros temas abordados (ATENÇÃO, CONTÉM SPOILERS)
E a religião? - Para salvar o restaurante, o chef cria um cardápio baseado nos orixás, que segundo o diretor foi uma ideia para marcar a produção como algo tipicamente brasileira.
“Tenho muita admiração e respeito pela Umbanda e o Candomblé. Pedi permissão para o meu santo de cabeça, Xangô, eu pedi licença para que o projeto fosse abençoado e que corresse tudo bem”, completou Cassio.
“Foi uma junção de ideias. Era algo que eu queria colocar, fiz um filme que eu gostaria de ver”, finaliza o diretor.
Cozinha - Outra curiosidade foi a participação de um chef como consultor durante o filme, na criação do cardápio e na preparação dos pratos. O elenco fez treinamento em restaurantes e parte dele realmente é formada por cozinheiros, sendo quase que imperceptível identificar nas cenas a diferença. Cassio fez laboratório no Maní, de São Paulo, com ajuda da chef Helena Rizzo.
Cena com Kéfera mais ‘adulta’ - A personagem de Kéfera aparece em cenas ‘calientes’ com o chef de cozinha interpretado por Cassio.
Machismo – Kéfera vive o papel de uma funcionária de um banco de investidores que realiza uma auditoria no restaurante. Com o mercado financeiro rodeado de homens, a personagem se depara com uma situação de machismo e desmerecimento de seu trabalho por ser “mulher”.
Possível continuação? - A cena final deixa um gancho para uma possível continuação, porém o diretor não confirmou e tudo vai depender do desempenho do filme agora nas bilheterias.
Veja a galeria das pré-estreias do filme.
Compartilhe:
- 0 medalha