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31 Outubro 2017 | Fernanda Mendes

Streaming poderá perder US$ 52 bilhões com pirataria até 2022

Pesquisa da Digital TV Research analisou 138 países

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*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: ShutterStock)

O impacto da pirataria no mercado de entretenimento já foi estudado em diversas áreas. Desta vez, uma pesquisa da Digital TV Research avaliou como esta prática ilegal afeta os serviços de streaming. Foram avaliadas as plataformas em 138 países e a conclusão é que entre 2016 a 2022 as perdas com a pirataria serão de US$ 51,6 bilhões.

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Entre os gastos que levarão este número estão perdas de assinatura e publicidade. Em 2016, as receitas dos serviços de streaming totalizaram US$ 37 bilhões contra os $ 26,7 bilhões perdidos pela pirataria. Este ano, o estudo afirma que o total será de US$ 55,5 bilhões contra US$ 37,4 bilhões, respectivamente.

Recentemente, inclusive, a Netflix e Amazon entraram para o quadro de membros de uma nova associação contra a pirataria, a Alliance For Creativity And Entertainment (Aliança Pela Criatividade e Entretenimento, em tradução livre).

“A pirataria nunca será erradicada. No entanto, o crescimento dela irá desacelerar na medida em que houver mais ações governamentais efetivas e que os benefícios das plataformas legais sejam mais aparentes”, afirmou Simon Murray, analista da Digital TV Research.

Dentre as regiões mais afetadas pela pirataria nos próximos cinco anos, o estudo aponta que os EUA terão as maiores perdas, totalizando cerca de US$ 11,6 bilhões em 2022. Outros mercados que também sofrerão o impacto serão Brasil, que passará de US$ 1,4 bilhões em 2016 para US$ 2,5 bilhões em 2022; China (de US$ 4,2 bi para US$ 9,7 bi); e Índia (de US$ 700 milhões para US$ 3,1 bilhões).

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