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20 Outubro 2017 | Vanessa Vieira

Cinemex compra exibidora norte-americana e prevê novas salas arthouse no México

As ações da rede nos EUA e no México fazem parte de sua aposta no formato “Casa de Arte” e no mercado estadunidense

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Imagem meramente ilustrativa - Unidade da Cinemex no México (Foto: Peru Retail)

A Cinemex, considerada a segunda maior exibidora do México com mais de 300 cinemas no país, acaba de anunciar um projeto de expansão no México e a compra de uma rede estadunidense. As duas novidades estão conectadas por se tratarem de cinemas do tipo “arthouse”, voltados a filmes autorais. Para isso, a empresa criou sua própria marca de salas desse gênero, chamada Casa de Arte.

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Reforma no México

Assim, a companhia, que representou 29% do market share mexicano em 2016 segundo dados da Cámara Nacional de la Industria Cinematográfica, divulgou que converterá salas no México em espaços “Casa de Arte”. A mudança inclui, por exemplo, a alteração de dois complexos inteiros na capital Cidade do México: as unidades Cinemex Reforma e Cinemex Altavista. Além desses cinemas, outras 17 salas no país devem ser adaptadas para o formato.

“Esses nichos geraram um volume importante e têm de ser negócios para todos, com uma programação completa que gera frequência. Essa é a aposta do programa”, comentou Francisco Eguren, diretor de programação de Cinemex, segundo o portal El Economista.

Somente neste ano, a exibidora abriu 18 cinemas no México, fechando seu circuito em 320 unidades. Além disso, houve também a reabertura de um complexo em projeto milionário. Para 2018, são esperadas 43 inaugurações da Cinemex no país.

Recentemente, após o terremoto no México, a empresa ofereceu ajuda por meio de seus cinemas aos impactados pelo desastre.

Expansão nos EUA

Graças à aquisição da Cobb Theatres, a CMX, subsidiária da Cinemex nos Estados Unidos, deve passar de cinco complexos no país para 31 ainda neste ano. Lembrando que dos cinco, quatro foram comprados da Paragon, e um foi aberto pela própria CMX em abril, marcando sua entrada no circuito norte-americano.

Essa expansão nos EUA mudará o posicionamento da CMX no mercado exibidor local, subindo para a oitava posição no ranking de exibidoras com maior presenta no país. A compra ainda não está aprovada pela burocracia norte-americana e não teve valores revelados até o momento. A aprovação da venda é esperada para o fim de 2017.

“Essa aquisição cria uma união perfeita entre a CMX e a Cobb Theatres já que ambas têm o objetivo de oferecer uma experiência da mais alta qualidade aos espectadores. Além disso, as unidades da Cobb e sua expertise no setor de exibição complementarão os cinemas da CMX nos EUA”, comenta Jose Leonardo Marti, diretor da Cinemex, em comunicado oficial. Para o executivo, esses novos cinemas para a exibidora mexicana aceleram os planos de expansão da CMX nos Estados Unidos.

A Cobb conta hoje com mais de 20 unidades nos EUA com 287 telas, incluindo salas no estilo bistrô, que oferecem a possibilidade de jantar no cinema, sob a marca CinéBistro. “Estamos satisfeitos em ter as tradições da Cobb e CinéBistro se tornando parte significativa de uma companhia em pleno crescimento como a CMX. Acredito que nossos cinemas e funcionários contribuirão para a iniciativa da exibidora em construir um circuito forte e próspero nos EUA”, afirma Robert M. Cobb, CEO da Cobb Theatres.

 

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