04 Outubro 2017 | Fernanda Mendes
Diretora de conteúdo da Elo Company fala sobre criatividade nas estratégias de lançamentos
Desde janeiro na distribuidora, Barbara Sturm em breve assumirá a diretoria da área de cinema
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Bárbara Sturm, que acumula 10 anos de experiência no mercado de distribuição e exibição, diz estar “super feliz” dentro da Elo Company, distribuidora e agente de vendas da qual faz parte desde janeiro deste ano. Há cerca de 9 meses na empresa, a executiva já assumiu o cargo de diretora de aquisições, passando por diretora de conteúdos e projetos e, em breve, assumirá também a liderança da área de cinema. Além disso, Bárbara também ministra cursos sobre estratégia para lançamentos em cinema no UNIBES Cultural e Centro Cultural Barco.
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Conhecendo já todas as características e dificuldades do mercado brasileiro, ela agora está preparada para adentrar outros territórios, já que a companhia foca principalmente em conteúdos brasileiros que tenham potencial para a internacionalização, como foi o caso de O Menino e O Mundo (2013) e Espaço Além - Marina Abramovic e o Brasil (2016). "Temos uma área que pensa em quais festivais o filme pode passar, para quais territórios ele vai. Mas pensamos horizontalmente, não nos apegamos à ordem do mercado. Às vezes realizamos primeiro lançamentos no cinema do Brasil e depois em algum festival forte, mas também às vezes fazemos primeiro no resto do mundo para depois vir ao Brasil", explicou em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.
Estratégia
Com um catálogo que foge das comédias, optar por outras plataformas de consumo é um caminho natural. Por isso, além do cinema, a Elo também trabalha com VOD, canais de TV e outras janelas, não necessariamente nessa ordem. “É muito saudável para o lançamento não criar todo o sucesso só em uma mídia. Você não fica tão preso a criar uma estratégia para o consumidor de cinema. Colocamos no mercado audiovisual de uma forma correta”, reforçou.
Um exemplo é O Espaço Além, documentário sobre a artista Marina Abramovic que visitou diversas religiões brasileiras. No Brasil era um conteúdo de arte atrelado a uma artista plástica, mas no mercado internacional era um conteúdo potente. Analisando este cenário, o projeto nasceu para ser lançado prioritariamente no VOD, tendo um destaque grande como o primeiro filme exclusivo da plataforma VIMEO América Latina e ainda com estreia no festival estadunidense SXSW, que une cinema, música e tecnologia. “Com essas credibilidades criamos depois um lançamento nos cinemas com apenas 20 salas. Trouxemos a Marina para a pré-estreia e então, só posteriormente, levamos o conteúdo para a TV”, reforçou.
Line-up
Para os próximos anos, a diretora está trabalhando em maneiras criativas para divulgação dos lançamentos. “Quero trazer estratégias que potencializem os lançamentos, como parcerias com canais de TV, VOD, companhias aéreas, enfim, todo o tipo de criatividade possível, saindo da estratégia só de cinema”.
No segundo semestre ainda de 2017 com o documentário sobre cegos que dançam balé, Olhando Pras Estrelas (09/11), o filme receberá um material físico em braile. Já para o longa de ficção Quando o Galo Cantar Renegarás Pela Terceira Vez a Sua Mãe, que estreia nesta quinta-feira, dia 05, a música de Ney Matogrosso (“Perigosas Razões”) que integra a trilha sonora do filme recebeu um clipe exclusivo que está sendo aproveitado para a divulgação do filme.
“Nossa ideia é entrar em 5 a 7 salas com cada um. Fazer reunião com assessoria, distribuidor, diretor e marketing para tentar otimizar as ideias”, explicou.
Em 2018, também preparam o lançamento de 13 filmes, incluindo Querida Mamãe que conta com Leticia Sabatella no papel de uma mulher infeliz no casamento que acaba se apaixonando por uma mulher. “Traz a questão LGBT, mas em um filme clássico”, afirmou.
Outros destaques do ano que vem são o terror O Segredo de Davi, com Nicola Prates (ator global) no papel de um serial killer. O longa, inclusive, já está na lista final da ANCINE para os encontros no Festival de Sundance. E ainda há o documentário Cravos sobre três gerações de artistas da família Cravos.
“Acredito muito no lançamento no Brasil como uma possibilidade tanto de entender como explorar esse conteúdo via marketing quanto entender esse conteúdo na cultura brasileira para dimensionar em outros territórios”, contou. A programação de 2019 já possui 10 filmes, mas esperam lançar pelo menos 20.
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