25 Setembro 2017 | Vanessa Vieira
"Kingsman: O Círculo Dourado" abre na liderança mundial com US$ 100 milhões
O longa da Fox teve bilheteria de US$ 39 milhões nos Estados Unidos
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Abrindo em 65 territórios, Kingsman: O Círculo Dourado, sequência de Kingsman: Serviço Secreto, estreou no topo da bilheteria mundial com US$ 100,2 milhões. O resultado é cerca de 60% maior do que o conquistado pelo primeiro título. Segundo dados da comScore, o filme da Fox ficou também com a liderança nos Estados Unidos, onde somou US$ 39 milhões – US$ 3 milhões a mais do que o longa de 2015. Nos EUA, a continuação, que teve campanha junto a uma marca famosa de relógios, teve circuito de 4 mil cinemas.
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O orçamento estimado de Kingsman: O Círculo Dourado é de US$ 104 milhões, cerca de US$ 20 milhões a mais do que o primeiro filme. Ambos têm classificação etária alta, para maiores de 17 anos nos EUA.
Dentre os demais territórios que receberam a estreia de Kingsman: O Círculo Dourado, quem também se destacou foi o Reino Unido, com US$ 11 milhões de bilheteria – praticamente dobrando os números de Kingsman: Serviço Secreto. Em seguida vêm a Rússia (US$ 6 mi), Taiwan (US$ 4,8 mi) e Austrália (US$ 4,4 mi). Nesta semana o título ainda estreará em seis países, incluindo o Brasil, o Chile e a Coreia do Sul. A Argentina, a França e a China receberão o longa apenas em outubro, sendo o Japão o último território a estrear o filme, em janeiro de 2018.
Falando na Ásia, quem liderou a bilheteria chinesa foi – novamente – Planeta dos Macacos: A Guerra (Fox), que somou US$ 19 milhões e se aproxima cada vez mais da marca de US$ 500 milhões. O desempenho na China, que inclui US$ 1 milhão vindo de telas IMAX, levou o filme ao quarto lugar do ranking mundial, sendo precedido por IT: A Coisa e a abertura de LEGO Ninjago: O Filme.
Quem também se aproxima da marca de US$ 500 milhões, inclusive, é IT: A Coisa, da Warner Bros., que arrecadou mais US$ 68 milhões em 60 territórios e também ficou no segundo lugar do Top 10 dos EUA, que liderou por duas semanas consecutivas. O filme já tem a maior bilheteria de todos os tempos para o gênero terror no país norte-americano. A conquista é ainda maior por conta da alta classificação etária do longa, que teve pouca redução do seu circuito exibidor, ficando ainda com 4 mil complexos estadunidenses. A produção lidera ainda em Portugal, já visto por mais de 128 mil espectadores.
Na América Latina, IT: A Coisa continua no topo da bilheteria de países como Bolívia (26 mil ingressos), Chile (66 mil) e Peru (42 mil), além de estrear na liderança de territórios como a Argentina (648 mil ingressos em 429 telas). No país, o título teve o dobro do resultado esperado pelo mercado e o recorde de abertura para um filme de terror. Já no Paraguai, a produção local Los Buscadores liderou com 14 mil entradas, enquanto no Uruguai o topo do ranking ficou com o argentino Mamá se Fue de Viaje (19 mil).
A estreia mundial de LEGO Ninjago: O Filme, por sua vez, somou US$ 31 milhões no mundo. Desses, US$ 21 milhões vieram dos EUA, onde o título da Warner abriu em 4 mil cinemas. Em comparação ao longa anterior da marca LEGO (LEGO Batman O Filme), o resultado foi US$ 32 milhões menor no país.
Demais destaques dos EUA
Além de Kingsman: O Círculo Dourado e LEGO Ninjago: O Filme, os Estados Unidos também receberam outras duas estreias: o terror Friend Request (Entertainment Studios) e O Que te Faz mais Forte (Lionsgate/Roadside Attractions nos EUA e Paris Filmes nos Brasil).
O longa de terror ficou em sétimo lugar com US$ 2,4 milhões e circuito de 2,5 mil cinemas. Já o drama de superação somou US$ 1,7 milhão em apenas 574 complexos, ficando com uma das melhores médias de arrecadação por cinema do top 10. O resultado foi considerado “surpreendente” pelo analista sênior da comScore, Paul Dergarabedian.
O executivo ainda apontou o lançamento limitado de O Estado das Coisas (Annapurna Pictures nos EUA e Imagem Filmes no Brasil), que abriu em 453 cinemas e arrecadou cerca de US$ 1 milhão, e o de A Guerra dos Sexos (Fox), que somou US$ 525 mil em 21 complexos.
Segundo Dergarabedian, este fim de semana, que marca o início do outono nos Estados Unidos, teve uma bilheteria total 30% maior do que a de 2016.
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