14 Agosto 2017 | Vanessa Vieira
Queda na bilheteria do verão norte-americano influencia ações no mercado de cinema
Títulos da AMC Theatres caíram após analistas preverem ganhos abaixo do esperado para o período
Compartilhe:
Este verão norte-americano está preocupando Hollywood e o mercado exibidor, em especial o dos Estados Unidos, por conta da queda de bilheteria.
Publicidade fechar X
Segundo dados da BoxOffice Media, a previsão é que o período termine com 15% menos vendas de ingressos. Até agora, de acordo com a Bloomberg, o verão já registra 11% de queda de bilheteria mesmo com filmes aclamados pela crítica como Dunkirk (Warner) e Em Ritmo de Fuga (Sony), além de blockbusters que tiveram bons números como Mulher-Maravilha (Warner), que somou US$ 797 milhões mundialmente. Desses, US$ 402 milhões vieram só dos EUA.
Segundo analistas, filmes como Baywatch – S.O.S. Malibu (Paramount) e A Múmia (Universal) tiveram resultados considerados abaixo do previsto. A comédia somou US$ 176 milhões mundialmente, com US$ 58 milhões vindo dos EUA e orçamento de US$ 69 milhões. Já o filme de ação e terror da Universal tem US$ 80 milhões de arrecadação nos EUA, com orçamento de US$ 125 milhões. O longa encontrou mais resultados em outros mercados internacionais, tendo bilheteria total de US$ 405 milhões. Além disso, a maior parte das sequências tiveram números também tidos como menores do que os esperados.
Ainda, de acordo com dados do portal Box Office Mojo, o mês de julho, considerado o período mais forte dentro do verão norte-americano, teve uma queda de bilheteria de 12% em relação ao mesmo mês de 2016 nos EUA. 2017, até julho, somou cerca de US$ 100 milhões a menos do que o ano anterior.
Primeiros impactos
A baixa expectativa estadunidense também refletiu na AMC Theatres, a maior rede do país. Após analistas preverem, no início deste mês, ganhos abaixo do esperado para o terceiro trimestre deste ano (entre julho e setembro), as ações da exibidora caíram cerca de 27% em questão de horas.
O portal Variety também apontou que as quatro maiores exibidoras dos EUA perderam em ações US$ 1,3 bilhão desde o início de agosto.
Esperança na telona
Até o fim de 2017, alguns blockbusters prometem atrair mais espectadores aos cinemas dos EUA e do mundo. Entre eles estão Liga da Justiça (Warner), Star Wars: Os Últimos Jedi (Disney), Blade Runner 2049 (Sony), Thor: Ragnarok (Disney), It: A Coisa (Warner) e Kingsman: O Círculo Dourado (Fox).
Compartilhe:
- 0 medalha