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28 Julho 2017 | Vanessa Vieira

Brasil é destaque entre países ibero-americanos em público de cinema de 2016

Territórios formam a maior parte da América Latina

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“Os Dez Mandamentos – O Filme” foi o lançamento com maior público dentre os 22 países ibero-americanos (Foto: Paris Filmes)

Dentro da América Latina, que inclui países de fala com origem latina (espanhol, francês, português), há os países ibero-americanos, de fala exclusivamente espanhola ou portuguesa.

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Esses territórios formam a maior parte da América Latina e, em 2016, foram responsáveis pela produção de 900 filmes, tornando-se a quarta região do mundo em termos de produção cinematográfica de acordo com o segundo Anuário do Cinema da Ibero-América. O estudo foi publicado pela Barlovento Comunicación e Media Research & Consultancy.

Apesar da alta produção de filmes, a região ibero-americana, que tem 22 países e por vezes inclui os países europeus de Espanha e Portugal por conta da origem da língua, fica com apenas 0,92% da bilheteria mundial. A maior parte dos filmes produzidos na área e de drama (322) e documentário (312), em seguida vem a comédia (148) e o suspense/thriller (54).

Quem mais lança filmes locais é a Argentina, com um market share bem equilibrado entre longas argentinos (208) e estrangeiros (213). Já o Brasil aparece como destaque no estudo por ser o país com os dois filmes de 2016 com maior público: Os Dez Mandamentos – O Filme (Paris/Downtown) com 11,3 milhões de ingressos vendidos e Minha Mãe é Uma Peça 2 (Paris/Downtown), que no acumulado chegou a 8,1 milhões. Em seguida vem o México com ¿Qué Culpa Tiene el Niño? com 5,9 milhões de espectadores.

Tanto que, em número de ingressos vendidos, a brasileira Downtown Filmes foi considerada a maior distribuidora ibero-americana. Em número de lançamentos nacionais é a Primer Plano Film Group, da Argentina, com 26 longas. Nesse quesito a Downtown aparece como terceira maior, com 19 títulos.

Confira o estudo na íntegra.

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