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19 Julho 2017 | Vanessa Vieira

Paris e Downtown reforçam aposta no cinema infantil com “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”

Depois do sucesso da franquia “Carrossel”, agora a Paris Entretenimento entrega um novo longa com foco no público infantil

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Elenco, diretor e produtor de "D.P.A." na coletiva de imprensa em São Paulo (SP) (Foto: Aline Arruda)

Em 2015, Carrossel, O Filme chegou aos cinemas brasileiros com produção da recém-criada Paris Entretenimento, que entregou em 2016 a sequência, Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina. Com distribuição da Paris Filmes e Downtown Filmes, juntos os longas venderam mais de 5 milhões de ingressos, provando que existe um público interessado em produções infantis nacionais.

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Agora, desde a última quinta-feira (13), a novidade são as pré-estreias pagas de D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, também produzido pela Paris Entretenimento e com a parceria da Paris e Downtown na distribuição. O longa também é inspirado em franquia infantil televisiva já consolidada, mas dessa vez a propriedade é do canal Gloob, que pertence à Globo.

Estratégias e resultados

As pré-estreias, inclusive, são parte da campanha do filme, que engloba também premières em 10 cidades brasileiras com presença de elenco. Em São Paulo (SP), o evento foi realizado no último sábado (15) em unidade da Cinemark no Shopping Eldorado. Na ocasião, estima-se que 2,5 mil pessoas tenham assistido ao longa no complexo de nove salas da exibidora, que teve que abrir mais cedo do que o previsto para incluir sessões extras do lançamento na programação do evento.

Entre quinta (13) e esta terça-feira (16), a produção já vendeu cerca de 165 mil ingressos, sendo que suas prés pagas entraram em apenas 340 salas do País, o que representa um pouco mais de 10% do parque exibidor atual. “Isso mostra que tínhamos razão em apostar em propriedades já consolidadas. Fizemos isso com ‘Carrossel’ e agora com ‘Detetives do Prédio Azul’ que é uma propriedade que já tinha uma consolidação, não em TV aberta, mas em TV paga”, comentou Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes, durante a première em São Paulo.

O executivo explicou ainda que as prés foram utilizadas para criar um “boca a boca” favorável ao filme e afirmou estar satisfeito com o resultado, mesmo em um período tão competitivo quanto as férias de meio de ano.

Para Jorge Assumpção, diretor de programação e vendas da distribuidora, achar uma franquia infantil nacional depois de Carrossel foi um verdadeiro desafio. “Então quando vimos ‘D.P.A.’ e falamos com a Gloob, quisemos deixar o projeto conosco (Paris Entretenimento) porque já sabíamos entregar um produto que converse comercialmente com esse público”, contou. Assumpção comentou também que a Paris determina quantidade de salas que um longa deve estrear junto ao mercado exibidor, mas que a empresa tem expectativa de D.P.A. – Detetives do Prédio Azul expandir seu circuito de 340 salas para cerca de 500 em sua estreia oficial nesta quinta-feira (20).

De acordo com Gabriel Gurman, diretor de marketing da Paris, o longa tem dois públicos: um formado pelos fãs da série televisiva e outro formado por pessoas que desconhecem a marca, mas vão aos cinemas nessas férias de julho. “Por isso queremos mostrar que o filme é legal mesmo sem conhecer a série”, afirmou. A campanha do lançamento conta ainda com uma parceria com a Telecine, mídia externa, contato com a imprensa e o maior pacote de inserção da distribuidora junto à Globo, incluindo presença de elenco em programas de grande audiência nesta semana como Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você e SPTV.

Papo com a imprensa

Uma das ações voltadas à imprensa e a blogs com foco no público infantil e em espectadores de cinema foi a coletiva de imprensa, realizada em São Paulo (SP), nesta terça-feira (17). No encontro, o trio de protagonistas mirins – Anderson Lima, Letícia Braga e Pedro Henriques Motta – falaram sobre o processo de produção do longa. “Fazer um filme foi totalmente diferente da série porque não é um episódio alongado, mas sim uma aventura nova”, comentou Pedro.

Já o produtor Sandi Adamiu afirmou que a equipe “sonha” em chegar a 2 milhões de público total com D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, podendo ainda fazer um segundo e terceiro longas. O executivo também contou sobre a parceria fechada com a Marinha do Brasil, permitindo que a produção fosse o primeiro filme nacional a ser filmado em um submarino em movimento.

Confira a galeria de fotos da pré-estreia e coletiva realizadas em São Paulo.

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